Workshop premia inovações tecnológicas para educação

Três projetos, dos 25 inicialmente selecionados para o II Workshop de Inovação da CAPES, foram premiados durante o encerramento do Congresso de Ensino Superior a Distância (ESUD). A iniciativa escolheu as melhores soluções tecnológicas voltadas para o ensino, em especial na modalidade a distância.

O jogo PHAROS, produzido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), conquistou o primeiro lugar. A ferramenta tem como objetivo explorar a matemática em um cenário de jogos, tornando-a instigante para os alunos. “Nós estávamos na expectativa. É um trabalho de muita gente; ficamos muito felizes com resultado”, disse Nathanael Nascimento, um dos criadores do jogo.

O segundo lugar ficou com a Universidade Federal do ABC (UFABC), que desenvolveu um conjunto de aplicativos móveis acessíveis para alunos com deficiências visual e auditiva. O terceiro lugar foi conquistado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) com o projeto “INCLUA”, que também trata de acessibilidade e inclusão.

Os trabalhos foram agraciados com certificados e medalhas. “Todos os projetos são maravilhosos. Essas soluções tecnológicas poderão ser aproveitadas por todos, não só na modalidade EaD, mas também presencial”, comentou Alexandre Martins, coordenador de Ensino e Tecnologia de Ensino a Distância da CAPES.

Fonte: CAPES