www.crub.org.br

Novidades

  • 02/09/2010

    Congressos de Direito Ambiental na PUC-Rio leia mais

  • 31/08/2010

    Uefs desenvolve projeto de revitalização das praias de Saubara leia mais

  • 31/08/2010

    6º EREI está com inscrições abertas leia mais

  • 31/08/2010

    Atividades marcam três anos de combate ao fumo leia mais

Enquete

  • Untitled Document Nenhuma Enquete Cadastrada

Apoio

Educação Superior

Aprovada criação do Instituto Mercosul de Estudos Avançados - 10/08/2009



      O conselho da Universidade Federal do Paraná (Ufpr) aprovou nesta sexta-feira, 7, a criação do Instituto Mercosul de Estudos Avançados (Imea), unidade precursora da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), instituição que terá sede em Foz do Iguaçu. A Universidade Federal do Paraná é tutora da Unila.

      O instituto, explica o presidente da comissão de implantação da Unila, Hélgio Trindade, possibilita iniciar este mês as três primeiras atividades acadêmicas da futura instituição. No dia 19 será instalado o conselho consultivo da Imea, integrado por especialistas de 23 países das três Américas. Todos os países da América do Sul estarão representados no conselho.

      De 19 ao dia 22, acontecerá um colóquio internacional sobre educação para a integração latino-americana. A abertura do colóquio será feita pelo reitor da Universidade Andina Simon Bolívar. De 31 de agosto a 5 de dezembro, o Imea vai instalar dez cátedras de estudos latino-americanos. Cada cátedra, diz Hélio Trindade, terá um patrono, que homenageia uma personalidade que teve atividade expressiva na educação e um fundador, geralmente um professor e pesquisador em atividade no continente latino-americano.

      A cátedra Ciência, Tecnologia e Inclusão Social, que homenageia o cientista e pesquisador argentino Amílcar Herrera, será a primeira a ser instalada. A fundadora dessa cátedra é a antropóloga Hebe Vessuri, pesquisadora sênior do Instituto Venezuelano de Investigações Científicas.

      A dinâmica das cátedras, segundo Trindade, começa com apresentação do tema pelo fundador, seguida de debates. Nos dias seguintes, esse professor terá encontros com os professores visitantes do Imea para orientar e sugerir áreas de pesquisa. As cátedras, que têm uma semana de duração, e 15 horas de atividades acadêmicas e científicas, serão abertas a estudantes de pós-graduação da região da tríplice fronteira - Brasil, Argentina e Paraguai. Ao final, o pós-graduando receberá certificado de participação que contará créditos no seu curso.

      Câmara aprova - O Projeto de Lei nº 2878/2008, que cria a Universidade Federal da Integração Latino-Americana, foi aprovado na Câmara dos Deputados no dia 5 deste mês. Os próximos passos do projeto de lei serão no Senado, onde terá que passar, obrigatoriamente, na Comissão de Educação. Se no Senado for aprovado sem emendas, vai para a sanção do presidente da República.

Fonte:MEC

 

SEP/Norte, Quadra 516, Conj. D, CEP 70770-524 - Brasília - DF - Tel.: 3349-9010 FAX.: 3274-4621
Copyright ® Todos os direitos reservados ao Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras