Católica de Brasília tem seu primeiro estudante com surdez a defender uma dissertação de mestrado

No ano em que o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Brasília (UCB) comemora 20 anos, há um motivo a mais para festejar. Terá o primeiro surdo a defender uma dissertação de mestrado. Falk Moreira fará sua defesa na próxima sexta-feira, 15 de agosto, às 14h, cujo tema de sua pesquisa é “HISTÓRIA DE VIDA E CONCEPÇÃO DE DOCENTES SURDOS ACERCA DAS POLÍTICAS DE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR”. Com o estudo, Falk apresenta a história de vida de outros professores surdos na educação superior do DF. Por meio de relatos, apresenta as lutas e as conquistas, o que mudou desde a Lei 10.436/2002, que reconheceu a Língua Brasileira de Sinais e a regulamentação pelo Decreto 5.626/2005, que obriga o ensino de Libras no ensino superior para os cursos de licenciatura e para a educação básica.

A banca examinadora será composta pela profª. Dra. Ranilce Mascarenhas Guimarães-Iosf (orientadora); prof Dra. Erenice Natalia Soares de Carvalho (coorientadora); prof. Dr. Wellington Ferreira de Jesus (examinador interno) e pela profa. Dra. Fátima Lucília Vidal Rodrigues (examinador externo).

 

Sobre o Mestrando Falk

 

Falk foi o primeiro professor surdo de Libras de uma Instituição de Ensino Superior do DF, em 2006. Em 2008, ele foi o primeiro professor surdo da disciplina de Libras na Universidade Católica de Brasília (UCB). Dois anos depois, o primeiro estudante surdo do curso de Mestrado em Educação, inicialmente, como aluno especial. Após sua defesa de dissertação, agendada para sexta-feira, Falk Moreira será o primeiro mestre surdo formado pela UCB.

 

Inclusão:o mestrado da UCB possibilitou o acompanhamento de intérpretes nas aulas e orientações. Professora Ranilce, orientadora do Falk, explica que foram várias pessoas envolvidas na formação de Falk que contribuíram na interpretação de textos e nas orientações da dissertação.

 

Serviços:

 

Defesa de dissertação: “História de vida e concepção de docentes surdos acerca das políticas de inclusão na educação superior”.

Data: 15 de agosto de 2014
Horário: 14h
Local: Sala B-106 – Campus Avançado Asa Norte (SGAN 916, módulo B, avenida W5), na Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Católica de Brasília.

 

Fonte: Assessoria de imprensa da Universidade Católica de Brasília

 

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010