A Revista Educação Brasileira Ano X – N° 21, publicada pelo Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras em 1988 está disponível. Clique aqui para acessar.
Confira abaixo a relação de artigos e textos disponíveis nesta edição.
Problemas e discussões:
– Ivan Rocha Neto. “Há produção científica no Brasil?” Atualização e crítica: uma contribuição para o processo de avaliação & perspectivas – Versão sintética. Pág 17 a 32.
– Geraldo Moisés Martins. Universidade e legislação pós-Constituinte. Pág 33 a 59.
– Arnaldo Niskier. Políticas de tecnologia educacional. Pág 61 a 85.
– Afrânio M. Catani, João P. Fonseca, José C.A. Melchior e Jair M. Silva. Ensino de segundo grau e mercado de trabalho. Pág 87 a 103.
– Clemente Ivo Julliato. Pensando na biblioteca da universidade. Pág 105 a 123.
– Marco Antônio R. Dias. As barreiras culturais na cooperação. Pág 125 a 138.
– Jaime Roy Doxsey. Auto-avaliação: alternativa viável para o ensino superior? Pág 139 a 171.
Temas em debate:
– Cid Veloso. Desfazendo equívocos sobre a universidade pública, Pág 175 a 179.
– Cristovam Buarque. A retomada da globalidade universitária da UnB: a reforma da fundação. Pág 181 a 195.
– Chopin Tavares de Lima. A questão da municipalização do ensino. Pág 197 a 201.
Experiências:
– Maria de Lourdes de Albuquerque Fávero. Ensino superior e universidade no Equador: anotações de viagem. Pág 205 a 212.
– E. Wolynec e H. L. Marin. A informatização da administração na Universidade de São Paulo. Pág 213 a 224.
– Valdemir Alexandre dos Santos, Eliane Cardoso de Vasconcelos e Walter J. de A. Pimentel. Validação de um modelo matemático para hidrociclones. Pág 225 a 233.
– Célia de Figueiredo Bastos. A pró-reitoria de assuntos acadêmicos em busca de maior participação. Pág 235 a 242.
– Delza Leite Goes Gitai e Rogério Moura Pinheiro. Universidade integrada ao sistema de saúde. Pág 243 a 251.
– Carmen Lins Baia de Solari. A experiência de auto-avaliação do Pós-graduação em Educação – UFRGS. Pág 253 a 262.
– Ricardo Rossato. A universidade pública: para quem? Pág 263 a 274.
– Adinoel Motta Maia. Verificação da aprendizagem: uma proposta de mudança. Pág 275 a 282.
– Luiz Hermínio de Aguiar Oliveira. O sistema acadêmico na Universidade Federal de Sergipe – uma proposta de reformulação. Pág 283 a 290.
– Walter de Francisco. Universidade Metodista de Piracicaba: relato de algumas experiências positivas. Pág 291 a 311.
– Equipe de professores e técnicos da Universidade Federal de Viçosa – MG. Um modelo de questionário avaliativo de cursos. Pág 313 a 330.
Resenhas:
– Ana Maria Fernandes. SOBRAL, Fernanda A. da F. Ciência, Tecnologia e poder: os interesses sociais da pesquisa. Tese de Doutorado, Departamento de Sociologia, UnB, Brasília 1988. Pág 333 a 335.
– Eliana Pedroso. DOURADO, Paulo e MILET, Maria Eugênia. Manual de Criatividades, Salvador, Ed. Visão, 19 – 215p. Pág 337 a 338.
Documentação:
– Ana Maria Fernandes. A comunidade científica e a Constituinte: a atuação da sociedade brasileira para o progresso da ciência. Pág 341 a 345.
– Zenaide Scotti Hirson, Maria Goretti Caixeta Rassi e Nivardo Barros de Macedo Filho. Preservação de documentos em instituições de direito privado: o exemplo do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras. Pág 347 a 356.
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