CRUB disponibiliza a Revista Educação Brasileira Ano X – N° 21 – 1988

A Revista Educação Brasileira Ano X – N° 21, publicada pelo Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras em 1988 está disponível. Clique aqui para acessar.

Confira abaixo a relação de artigos e textos disponíveis nesta edição.

Problemas e discussões:

– Ivan Rocha Neto. “Há produção científica no Brasil?” Atualização e crítica: uma contribuição para o processo de avaliação & perspectivas – Versão sintética. Pág 17 a 32.

– Geraldo Moisés Martins. Universidade e legislação pós-Constituinte. Pág 33 a 59.

– Arnaldo Niskier. Políticas de tecnologia educacional. Pág 61 a 85.

– Afrânio M. Catani, João P. Fonseca, José C.A. Melchior e Jair M. Silva. Ensino de segundo grau e mercado de trabalho. Pág 87 a 103.

– Clemente Ivo Julliato. Pensando na biblioteca da universidade. Pág 105 a 123.

– Marco Antônio R. Dias. As barreiras culturais na cooperação. Pág 125 a 138.

– Jaime Roy Doxsey. Auto-avaliação: alternativa viável para o ensino superior? Pág 139 a 171.

 

Temas em debate:

– Cid Veloso. Desfazendo equívocos sobre a universidade pública, Pág 175 a 179.

– Cristovam Buarque. A retomada da globalidade universitária da UnB: a reforma da fundação. Pág 181 a 195.

– Chopin Tavares de Lima. A questão da municipalização do ensino. Pág 197 a 201.

 

Experiências:

– Maria de Lourdes de Albuquerque Fávero. Ensino superior e universidade no Equador: anotações de viagem. Pág 205 a 212.

– E. Wolynec e H. L. Marin. A informatização da administração na Universidade de São Paulo. Pág 213 a 224. 

– Valdemir Alexandre dos Santos, Eliane Cardoso de Vasconcelos e Walter J. de A. Pimentel. Validação de um modelo matemático para hidrociclones. Pág 225 a 233.

– Célia de Figueiredo Bastos. A pró-reitoria de assuntos acadêmicos em busca de maior participação. Pág 235 a 242. 

– Delza Leite Goes Gitai e Rogério Moura Pinheiro. Universidade integrada ao sistema de saúde. Pág 243 a 251.

– Carmen Lins Baia de Solari. A experiência de auto-avaliação do Pós-graduação em Educação – UFRGS. Pág 253 a 262.

– Ricardo Rossato. A universidade pública: para quem? Pág 263 a 274.

– Adinoel Motta Maia. Verificação da aprendizagem: uma proposta de mudança. Pág 275 a 282. 

– Luiz Hermínio de Aguiar Oliveira. O sistema acadêmico na Universidade Federal de Sergipe – uma proposta de reformulação. Pág 283 a 290.

– Walter de Francisco. Universidade Metodista de Piracicaba: relato de algumas experiências positivas. Pág 291 a 311.

– Equipe de professores e técnicos da Universidade Federal de Viçosa – MG. Um modelo de questionário avaliativo de cursos. Pág 313 a 330. 

 

Resenhas:

– Ana Maria Fernandes. SOBRAL, Fernanda A. da F. Ciência, Tecnologia e poder: os interesses sociais da pesquisa. Tese de Doutorado, Departamento de Sociologia, UnB, Brasília 1988. Pág 333 a 335.

– Eliana Pedroso. DOURADO, Paulo e MILET, Maria Eugênia. Manual de Criatividades, Salvador, Ed. Visão, 19 – 215p. Pág 337 a 338.

 

Documentação:

– Ana Maria Fernandes. A comunidade científica e a Constituinte: a atuação da sociedade brasileira para o progresso da ciência. Pág 341 a 345.

– Zenaide Scotti Hirson, Maria Goretti Caixeta Rassi e Nivardo Barros de Macedo Filho. Preservação de documentos em instituições de direito privado: o exemplo do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras. Pág 347 a 356.

 

Clique aqui para acessar a Revista Educação Brasileira Ano X – N° 21 – 2° semestre – 1988.

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