CRUB presente no III Congresso Nacional de Educação Católica

O Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB) participou nesta quarta-feira da abertura do III Congresso Nacional de Educação Católica do Brasil. Promovido pela Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), em Curitiba, o congresso reuni até sábado (18) educadores de todo o país para discutirem os “Desafios e oportunidades para a Educação Católica nas Culturas Contemporâneas”. A programação para os quatros dias de evento está dividida em palestras, fóruns, apresentação de oficinas, sessões de comunicações científicas e apresentações de pôsteres.

Educadores de todo o país comparecem ao primeiro dia do Congresso. Foto: Divulgação ANEC

Educadores de todo o país comparecem ao primeiro dia do Congresso. Foto: Divulgação ANEC

Antes de dar inicio à solenidade de abertura foi realizada celebração eucarística presidida pelo arcebispo da Arquidiocese de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo. Na homilia, Dom José compartilhou um pouco da história de Moisés. Na breve reflexão feita por ele, falou sobre a preparação de pessoas no sentido que percebam e reconheçam as dimensões da educação católica. Após a celebração os congressistas tiveram um intervalo para conhecer o espaço e visitar a feira de exposições que ficará até o último dia do Congresso.

Na cerimônia de abertura o CRUB foi representando pelo seu conselheiro, reitor da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), prof. Marcos Fernando Ziemer, que na ocasião saudou todos os presentes em nome do presidente do Conselho, reitor Wolmir Amado (PUC Goiás).

Estiveram presentes na abertura o presidente da ANEC, Prof.Dr. Paulo Fossatti, o arcebispo da Arquidiocese de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo, o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação da CNBB, Dom João Justino, o vice reitor da PUC-PR, prof. Paulo Mussi, o presidente do Grupo Marista e FTD Educação, Ir. Décio Balestrini, a representante da Conferência dos Religiosos do Brasil, Regional e Curitiba (CRBB), Ir. Terezinha, a secretária geral da Conferência Interamericana das Escolas Católicas (CIEC), Ir. Alba Arreaga Rivas, o secretário geral da Organização Internacional de Educação Católica (OIEC), Pe. Ángel Astorgano, o coordenador de Educação Digital do Projeto do Papa Francisco “Scholas Occurrentes”, Daniel Stigliano.

Após a fala de todos os componentes, Fossati exibiu um vídeo, feito exclusivamente pelo Papa Francisco aos educadores brasileiros.

Após a solenidade de abertura a ANEC anunciou parceria entre o Portal Futurum e a rede global Schollas Occurrentes, representados respectivamente pelo superintendente do Portal Futurum, Leandro Klein e pelo coordenador de Educação Digital do Projeto do Papa Francisco, Daniel Stigliano, que assinaram, juntamente com Fossatti, o termo de parceria.

“A escola católica, uma instituição educativa com mística evangelizadora” foi o tema da primeira palestra proferida pelo secretário geral da Organização Internacional da Educação Católica (OIEC), Pe. Ángel Astorgano.  Em sua fala, Pe. Angel destacou alguns pontos a serem levados em consideração como a escola a serviço da pessoa e aberta a todos, com um profundo compromisso social orientada para o futuro.  Para ele, a escola católica só faz sentido se oferece uma educação atual de qualidade, que manifeste claramente o sentido eclesial e ofereça serviços no campo da educação e da cultura a fim de realizar a missão evangelizadora. “A escola é um ambiente que educa para a convivência social. Isto significa que todos devem se sentir acolhidos e valorizados, e com possibilidade de se desenvolver como pessoas, respeitando o modo de ser e de pensar dos outros”, afirmou o padre.

Com informações da Assessoria de Comunicação da ANEC

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010