Evento recebe prêmio Nobel para debater Física com alunos de pós

Iniciativa inaugura série de colóquios online quinzenais com pesquisadores internacionais

Em janeiro de 2021 terá início o ICTP-SAIFR/IFT-UNESP Physics Discussions, um novo colóquio on-line para pesquisadores e pós-graduandos em Física. A cada duas semanas o evento trará cientistas de renome para explorar diferentes temas da Física e contará também com um espaço reservado para dialogar com estudantes de mestrado e doutorado sobre a carreira e a pesquisa do palestrante.

A primeira edição da atividade ocorrerá na quarta-feira, 27 de janeiro, e contará com a pesquisadora Donna Strickland (Universidade de Waterloo, Canadá), ganhadora do Prêmio Nobel de Física de 2018, com a palestra “From Nonlinear Optics to High-Intensity Laser Physics”. As edições seguintes do evento trarão os pesquisadores convidados Ignacio Cirac (Instituto Max Planck de Ótica Quântica, Alemanha) e Steven Strogatz (Universidade de Cornell, Estados Unidos), que discutirão os temas “Quantum Computers and Many-Body Systems” e “Networks of Oscillators that Synchronize Themselves”, respectivamente.

Antes e também após cada colóquio, ocorrerão sessões de diálogo com estudantes de pós-graduação inscritos, com o objetivo de discutir temas de Física e opções de pesquisa e carreira. Os colóquios serão transmitidos ao vivo pelo Youtube, e serão abertos para todos, enquanto as sessões de discussão estarão restritas aos pós-graduandos inscritos, e serão realizadas pelo Zoom.

Para acessar a programação detalhada, bem como o formulário de inscrição para participar da discussão via Zoom, acesse a página do evento: https://www.ictp-saifr.org/physicsdiscussions/. O link para a transmissão ao vivo no Youtube será disponibilizado na mesma página, nos dias de realização dos eventos. O Physics Discussions é organizado pelo ICTP-SAIFR, um centro internacional de pesquisa em Física Teórica vinculado ao IFT-UNESP em São Paulo.

Foto: Unesp

Fonte: Unesp