Itália fechará escolas até 15 de março contra o coronavírus; estratégia já foi adotada em outros países

A Itália, o país mais atingido no continente europeu pelo Covid-19, determinou nesta quarta (4) que as escolas e universidades do país ficarão fechadas a partir de quinta (5) até 15 de março. A medida é uma tentativa de conter o novo coronavírus.

O país tem 3.089 casos confirmados da doença e 107 mortes.

O surto do vírus já fez com que países como Israel, Japão, Alemanha, Estados Unidos, França e Coreia do Sul também fechassem escolas temporariamente ou suspendessem aulas na tentativa de combate à doença.

Impacto do vírus nas escolas pelo mundo:

Itália

Além do fechamento das escolas e universidades, um rascunho de um decreto prevê a proibição de eventos públicos em todo o país para tentar conter o novo vírus; a medida inclui o fechamento de cinemas e teatros e também pede aos italianos que evitem abraçar ou apertar as mãos para cumprimentos.

Segundo a Reuters, o texto ordena “a suspensão de eventos de qualquer natureza que envolvam a concentração de pessoas e que não permitam que uma distância de segurança de pelo menos um metro seja respeitada”.

O país já havia fechado escolas e colocado 11 cidades em quarentena nas regiões de Emília-Romanha, Friul-Veneza Júlia, Lombardia, Veneto e Piedmont, todas no norte do país, segundo o jornal “The Guardian”.

Alemanha

Em Bonn, no estado de Renânia do Norte-Vestfália, no oeste alemão, uma escola com 185 alunos foi fechada por duas semanas depois que um supervisor foi diagnosticado com a doença no sábado (29), informou a Deutsche Welle.

No mesmo estado, uma professora contaminou 4 crianças em uma escola com 114 alunos em Heinsberg, também de acordo com a DW, mas não ficou claro se essa escola também foi fechada.

China

Em Hong Kong, as aulas estão suspensas até 20 de abril. Segundo o último boletim da Organização Mundial da Saúde (OMS), a cidade, que é um território semiautônomo chinês, teve 101 casos confirmados e 2 mortes por Covid-19.

Coreia do Sul

O país, que tem o maior número de casos da doença fora da China, suspendeu aulas em todo o território na segunda-feira (2), segundo o jornal americano “The New York Times”.

Estados Unidos

No sábado (29), o país anunciou que uma escola primária em Portland, no Oregon, no oeste americano, ficaria fechada até esta quarta (4) depois que um funcionário foi diagnosticado com Covid-19.

Ao menos duas escolas foram fechadas em no estado de Nova York e uma outra na cidade de Seattle, segundo o jornal americano “The New York Times”. A cidade, que também fica no oeste do país, vem se tornando um dos focos da doença nos EUA: todas as 9 mortes registradas em território americano ocorreram lá.

França

Até terça (3), quase 120 escolas tinham sido fechadas na França para tentar conter o surto de Covid-19.

Israel

Todos os 1.150 alunos de uma escola de ensino médio e alunos de uma turma de outra escola, primária, foram instruídos pelo ministério da Saúde do país a ficarem em casa, sob quarentena autoimposta, segundo o jornal “Times of Israel”. A determinação veio depois que o ministério anunciou, na terça (3), que mais três israelenses foram diagnosticados com o vírus, levando o total de infectados em Israel a 15.

Japão

O Japão já havia anunciado, na semana passada, que todas as escolas do país ficariam fechadas de 2 de março até o fim das férias da primavera, em abril, para conter o surto de coronavírus.

Foto: Guglielmo Mangiapane/Reuters

Leia mais em: G1