Nova diretoria da ABRUEM toma posse

O vice-presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB), reitor Benedito Guimarães Neto (UPM), participou nesta quarta-feira (13), da solenidade de posse da nova diretoria da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM), para o biênio 2014-2016. A cerimônia ocorreu na sede provisória do CRUB, em Brasília.

 

A nova diretoria foi eleita durante a reunião do Conselho Pleno, que foi realizada em maio, no 54º Fórum Nacional de Reitores da ABRUEM, em Campos do Jordão (SP). A reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Adélia Pinheiro, foi eleita presidente, e o reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO), Aldo Nelson Bona, eleito vice-presidente.

 

Na ocasião o presidente da ABRUEM, reitor Carlos Fernando de Araújo Calado (UPE), relembrou o papel importante de todos na construção coletiva da Associação. Para o reitor Calado a ABRUEM está consolidando o sistema das Instituições Estaduais e Municipais. “Fazemos parte dessa cadeia de construção coletiva do papel da ABRUEM,  nós somos parceiros na construção de um novo tempo para nossas instituições e para nossa associação”, finalizou Calado, em seu último ato como presidente da ABRUEM.

 

Em seu primeiro discurso como presidente a reitora Adélia Pinheiro,  falou da importância do conjunto que forma a  Associação, bem como dos desafios postos a essa nova diretoria, ela lembrou que a ABRUEM vive um momento de valorização das suas instituições filiadas. “Devemos reafirmar nosso compromisso de continuar com nossas agendas coletivas em prol do  fortalecimento da ABRUEM”, destacou Adélia.

 

Para a presidente da ABRUEM, essa nova diretoria assume essa gestão com o compromisso de  dar continuidade aos trabalhos em andamento e fazendo avançar ainda mais a pauta de ações e debates da ABRUEM com o objetivo de conquistar um maior fortalecimento da associação e das partes.

 

A reitora reafirmou sua satisfação em pertencer a essa nova gestão e a honra de ser a primeira reitora mulher eleita presidente da ABRUEM. Ela também enfatizou a importância do trabalho partilhado e parceiro desenvolvido na associação.  “Isso nos faz fortes e esta é a nossa expectativa com a participação de todos”, afirmou Adélia.

 

A presidente encerrou seu discurso enfatizando a importância da ABRUEM em contribuir cada vez mais para o desenvolvimento social e humano do Brasil.

 

Participaram ainda da cerimônia de posse representantes dos ministérios da Educação, Saúde e da Ciência, Tecnologia e Inovação, da prefeitura de Itabuna (BA), na ocasião representada pelo vice-prefeito Wenceslau Augusto Júnior, das embaixadas da França, Canadá, Alemanha e Portugal, do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB), das associações dos segmentos (ANDIFES, ABRUC, e ABIEE), além da presença de dirigentes e professores das Instituições Filiadas a ABRUEM.

 

 

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010