CRUB debate mudanças no PNE com Deputados e representantes da educação

O Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB) participou na tarde desta terça-feira (25), na Câmara dos Deputados, em Brasília do debate organizado pela comissão especial que analisa o Plano Nacional de Educação (PNE – PL 8035/10). O intuito desse debate foi discutir com os representantes do setor as mudanças feitas no texto pelo Senado.

 

Na ocasião, o CRUB foi representado pelo advogado e professor Julio Cesar da Silva, ex-reitor e membro honorário associado ao CRUB. Na sua fala, Julio Cesar destacou a importância do PNE para a Educação Superior Brasileira.

 

Na oportunidade ele fez a leitura da “Carta de Aracajú”, que foi escrita com base nas discussões dos reitores e representantes de mais de 70 instituições de ensino que se reuniram, em agosto de 2013, na Universidade Tiradentes (UNIT), em Aracaju durante o Fórum de Reitores do CRUB que abordou a temática: “Plano Nacional de Educação: expansão da Educação Superior com Qualidade – desafios e perspectivas”.

Segundo o relator, deputado Angelo Vanhoni (PT-PR), para o Brasil enfrentar os desafios da educação no futuro, é preciso que aprove imediatamente o PNE 2011-2020. Para ele, é fundamental que se mantenha o texto da Câmara, “mais próximo da expectativa da sociedade”.

 

Já o secretário executivo do MEC, Luiz Cláudio Costa, afirmou que o PNE vai nortear as ações da pasta. Ele destacou que há um consenso de que as metas não são fáceis de serem cumpridas, mas se mostrou otimista porque a proposta foi fruto de muita discussão com a sociedade e bem trabalhada por deputados e senadores.

 

Além do professor Julio Cesar, a secretária executiva do CRUB, Fernanda Póvoa e o jornalista Fernando Pinto, acompanharam os debates na Câmara.

 

O relatório final da comissão especial deve ser apresentado e votado até o dia 20 de março.

 

Com informações da Agência Câmara de notícias

 

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010