Fórum de Presidentes

Criado em 2018, o Fórum de Presidentes tornou-se um importante espaço de articulação na formulação de políticas e tomadas de decisão entre os presidentes de nove entidades representativas das Instituições de Ensino Superior no Brasil – além do CRUB, a Associação Brasileira das Instituições Educacionais Evangélicas (ABIEE), a Associação das Instituições Comunitárias de Educação Superior (ABRUC), a Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM), a Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE), a Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC), a Associação Nacional das Universidades Particulares (ANUP), o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (COMUNG) e o Fórum das Faculdades Comunitárias (FORCOM).

Sob gestão do CRUB, o Fórum se revelou a principal instância de aproximação na busca de sistemáticas que possam reverberar uma voz conjunta dos segmentos que compõem o ensino superior. 

Por iniciativa do presidente, reitor Waldemiro Gremski, o Fórum de Presidentes ganhou novo dinamismo, com reuniões semanais, ante a periodicidade semestral prevista anteriormente, o que possibilitou dar mais ritmo e celeridade aos processos e temas discutidos.

As entidades, que antes agiam solitariamente, passaram a pensar juntas e hoje encaminham várias de suas proposições e ações sob o mesmo guarda-chuva do CRUB.

Esta dinâmica intensificou a presença do CRUB no interior das próprias entidades e promoveu a unidade entre elas. O resultado disso tem sido a maior proatividade do CRUB e postura institucional no diálogo com diversas instituições correlatas, na sociedade civil e no ambiente governamental.

Integrantes do Fórum de Reitores

Pres. Marcos Ziemer

ABIEE

Pres. Cláudio Alcides Jacoski

ABRUC

Odilon Máximo de Morais

Pres. Odilon Máximo de Morais

ABRUEM

Reitora Luciane Ceretta

Pres. Luciane Ceretta

ACAFE

Pres. João Batista G. de Lima

ANEC

Pres. Elizabeth Guedes - ANUP

Pres. Elizabeth Guedes

ANUP

Reitor Rafael Henn - Unisc

Pres. Rafael Frederico Henn


 

COMUNG

R. Pedro Rubens - Unicap

Pres. Pedro Rubens Ferreira Oliveira

 

CRUB

Pres. Antonio Roberto Lausmann Ternes

 

FORCOM