Abertas inscrições para Reunião Anual da SBPC

Estão abertas as inscrições para participar para a 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorre de 12 a 18 de julho, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em São Carlos. Neste ano, o evento debate o tema central Luz, Ciência e Ação. Os interessados podem se inscrever pelo site: sbpcnet.org.br/saocarlos até o dia 24 de março, no caso dos que pretendem apresentar trabalhos e, para tanto, devem enviar resumo, e até o dia seis de julho, para as inscrições sem resumo.

 

São três modalidades de inscrição: pesquisador, docente do ensino superior e outros profissionais; estudante de pós-graduação ou professor da educação básica ou técnica; estudante de graduação ou estudante da educação básica ou técnica. As taxas de inscrição também estão disponíveis no site da Reunião Anual.

 

De acordo com a organização do evento, a inscrição da direito a programação impressa, bolsa e crachá, entregues aos inscritos no credenciamento; certificado de participação geral, disponibilizado no site da SBPC, em arquivo PDF, após 72 horas de credenciamento dos inscritos; matrícula online em minicurso, mediante vaga disponível e pagamento de taxa adicional de R$ 20; além de submissão de até dois resumos à análise. As normas de minicurso e de resumo também estão disponíveis na página do evento.

 

A participação nas atividades da Reunião Anual – exceto minicursos – tem acesso livre e gratuito, entre elas estão conferências, mesas-redondas, encontros, sessões de pôsteres, atividades culturais (SBPC Cultural), atividades para estudantes do ensino básico e/ou técnico (SBPC Jovem) e exposições (ExpoT&C e outras).

 

Programação

A 67ª. Reunião Anual da SBPC será aberta no dia 12 de julho, domingo, e se estenderá até sábado, 18, quando será realizado pela segunda vez o Dia da Família na Ciência. Essa nova atividade obteve grande participação de público em sua primeira edição, realizada no último dia da 66ª. Reunião Anual, na Universidade Federal do Acre (UFAC), em julho de 2014.

 

Também será organizada a ExpoT&C, mostra de ciência e tecnologia, com uma maior participação de empresas de base tecnológica, devido ao ambiente propício da cidade de São Carlos. Ainda pela segunda vez acontecerão os eventos simultâneos SBPC Extrativista e SBPC Indígena, realizados pela primeira vez com sucesso, durante a última Reunião Anual no Acre.

 

Tema 

 

O tema Luz, Ciência e Ação é alusivo ao Ano Internacional da Luz, que em 2015 será celebrado em diversos países, por decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), em reconhecimento à importância das tecnologias associadas à luz na promoção do desenvolvimento sustentável e na busca de soluções para os desafios globais nos campos da energia, educação, agricultura e saúde.

 

Embora o tema central tenha forte conteúdo tecnológico associado à luz, a presidente da SBPC, Helena Nader, ressalta que todas as áreas do conhecimento serão contempladas na programação científica, como sempre ocorre nas reuniões anuais. “O tema da luz está vinculado a todas as áreas e tem implicações diretas também no campo das humanidades. Portanto, estamos chamando todas as sociedades científicas a participarem ativamente da nossa próxima reunião anual”, conclama.

 

Fonte: Comunicação PUC Goiás, com informações da assessoria de comunicação da SBPC

 

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010