CAPES apresenta painéis de gestão para o Conselho Superior

Ferramentas têm o objetivo de tornar mais eficiente a destinação de recursos

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) mantém um trabalho contínuo de gestão. Durante a 1ª Reunião Extraordinária do Conselho Superior este ano, ocorrida nesta sexta-feira, 27 de novembro,  a Fundação apresentou propostas de dois painéis – um estratégico e outro de controle – de contratos e convênios do Portal de Periódicos. O objetivo de ambos é permitiruma melhor aplicação dos recursos disponíveis e acompanhar, de forma mais efetiva, a gestão dos programas de apoio da CAPES.

O Painel Estratégico traça um panorama de número de bolsas concedidas, dos programas de pós-graduação atendidos e da quantidade de bolsistas que recebem auxílio. A plataforma contém informações sobre o perfil dos estudantes, do que foi proposto pelo Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) e o quede fato, foi realizado. É, em síntese, uma ferramenta de gestão.

Benedito Aguiar, presidente da CAPES, observou que as informações do painel facilitam todo o planejamento. “Nossa ideia é que a comunidade científica, comunidade acadêmica, possa ter acesso às informações. Sem instrumento de gestão, não se faz uma boa gestão”, disse. “O painel nos permite correções de rotas a partir de informações coletadas no sistema”, continuou.

A outra proposta de painel apresentada é sobre o funcionamento do Portal de Periódicos. A CAPES analisa o conteúdo contratado por alcance, número de acessos e o valor de cada contrato e convênio. A ideia é entender o que há de mais relevante disponível de modo a garantir uma destinação de recursos eficiente. “A partir do momento que definirmos os procedimentos, os critérios, avançaremos na otimização de recursos e de atendimento à nossa comunidade acadêmica”, observou Benedito Aguiar.

A reunião é a última do Conselho Superior em 2020. O presidente da CAPES agradeceu a participação de todos e destacou o interesse dos conselheiros em contribuir para o fortalecimento do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG).

Conselho Superior da CAPES
Conselho Superior da CAPESé um órgão colegiado deliberativo da Fundação. Compete ao grupo o estabelecimento de prioridades, a análise da programação anual e a proposta orçamentária da CAPES, a apreciação do Plano Nacional de Pós-Graduação, entre outras atribuições estratégicas para o funcionamento da pós-graduação brasileira.

Compõem o colegiado integrantes da própria Fundação, dos Ministérios da Educação (MEC) e das Relações Exteriores (MRE), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pós-Graduação (Foprop), da Associação Nacional de Estudantes da Pós-Graduação (ANPG) e outros representantes da comunidade acadêmica e do setor empresarial.

(Brasília – Redação CCS/CAPES)

Foto: CAPES

Fonte: CAPES