CRUB acompanha comitiva do FONIF em visita ao Ministério da Educação

O secretário executivo do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB), Prof. Afranio Castro, acompanhou a comitiva do Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas (FONIF), que esteve em Brasília para uma reunião no dia 13 de março, no Ministério da Educação. Na ocasião os representantes do FONIF apresentaram ao secretário-executivo do MEC,  Luiz Antonio Tozi, a importância da atividade filantrópica para o cenário da educação no Brasil.

Durante o encontro, foi apresentada a equipe do ministério, a versão atualizada da pesquisa “A Contrapartida do Setor Filantrópico no Brasil”, realizada pelo FONIF em parceria com a consultoria independente Dom Strategy Partners e auditoria da Audisa. Os dados da nova pesquisa não deixam dúvidas quanto à representatividade das instituições filantrópicas para o bom funcionamento do país. Na área de educação, os representantes do FONIF apresentaram a Tozi os números expressivos mapeados pelo estudo, incluindo os mais 2,4 milhões de alunos matriculados e 725 mil bolsistas em todo o país que contam com o apoio de instituições filantrópicas para ter acesso aos estudos, do Ensino Básico ao Superior.

“Além do aspecto quantitativo, também fizemos questão de lembrar a alta qualidade da educação oferecida pelo setor filantrópico, já que nossas instituições são reconhecidas pela oferta de uma educação de altíssima qualidade, conforme constatação de rigorosos rankings de avaliação, como o ENEM, Enade e a CAPES”, conta Custódio Pereira, presidente do FONIF.

Representaram o FONIF no encontro a vice-presidente da instituição e presidente da Associação Paulista de Fundações (APF), Dora Silvia Cunha Bueno, o vice-presidente do FONIF e vice-presidente da Associação Brasileira de Instituições Educacionais Evangélicas (ABIEE) Euler Pereira Bahia. Também integraram a comitiva o diretor jurídico Thiago Ferreira Cabral, o membro do Comitê Legal e Regulatório do FONIF e representante da ABIEE, Vanderlei Vianna, a secretária executiva Suli Moura e Pedro Mello, pesquisador sênior da DOM Strategy Partners.

Além dos membros do FONIF, estavam presentes Gezio Medrado, vice-presidente da Associação Nacional das Escolas Batistas (ANEB), Irmã Cacilda, da Congregação de Irmãs de Santa Marcelina, Silvio Yung e  José Carlos Silva e Silvio representando a ABIEE e Alysson Galvão, representante da Educação Adventista.

Fonte: Comunicação FONIF – Foto: Reprodução/FONIF

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010