MEC garante direitos iguais para todos durante o Enem

Garantir direitos iguais para todos. Este é um dos objetivos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), durante a realização das provas. Estarão à disposição dos alunos guias-intérpretes, intérpretes de libras, prova ampliada, prova em braile, prova superampliada, auxílio para leitura e auxílio para transcrição, dentre vários outros mecanismos para promover a acessibilidade.

A edição terá ainda 406 participantes transexuais ou travestis, que usarão o nome social, uma forma de garantir direitos iguais a essa população. “Esse é um cuidado com a inclusão que não se restringe ao Enem, mas neste momento estamos especialmente empenhados em garantir o cumprimento de cada etapa de nosso planejamento do exame, para que os estudantes possam fazer as provas com tranquilidade”, disse a presidente do Inep, Maria Inês Fini.

No total, 8.627.195 de brasileiros farão o Enem, nos dias 5 e 6 de novembro. Esta é a segunda maior edição do exame. Desses participantes, 101.896 farão a prova com atendimento específico e 68.907 terão atendimento especializado. Além dessas demandas solicitadas no ato da inscrição, há mais 18.306 recursos de atendimento especializado encaminhados, avaliados um a um para que todos os participantes possam fazer o exame em condições favoráveis.

Segundo Maria Inês, todos os preparativos já foram deflagrados para que a grande operação que é o Enem ocorra com tranquilidade em 5 e 6 de novembro. “Todo o esquema de segurança já está montado, grande parte das provas já está impressa e o conjunto de parceiros tradicionais do Enem — polícias civil, militar e rodoviária, secretarias de segurança pública e Correios — está envolvido e mobilizado para o exame”, afirmou.

No próximo mês, todos os participantes terão acesso a informações sobre os locais de provas na página do participante ou pelo aplicativo Enem 2016, uma das novidades desta edição. Este ano, o Enem tem outras duas novidades: a identificação digital dos participantes e os procedimentos de vistoria com detector de metais, que serão aplicados em todos os banheiros dos locais de prova, e não mais por amostra, como na edição passada.

Mais informações na página do participante do Enem na internet.

Assessoria de Comunicação Social do INEP

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010