Novo Fies deve ser lançado ainda em maio

As novas regras do Financiamento Estudantil (Fies) devem ser lançadas ainda em maio, segundo o Ministério da Educação (MEC) em informações divulgadas pelo Valor Econômico. Segundo o órgão, o novo Fies deve ser divulgado na próxima quinzena. Os estudos sobre o programa, porém, ainda não foram finalizados.

As mudanças no Fies estão sendo elaboradas juntamente ao Ministério da Fazenda, do Planejamento e a Casa Civil. Entre os pontos analisados estão, por exemplo, a criação de um financiamento híbrido, no qual seriam utilizados recursos públicos de também de bancos provados, com o governo subsidiando uma parte da taxa de juros daqueles interessados em participar. Outra proposta, porém, é que o programa tenha regras diferentes de acordo com o curso e a renda do aluno que o solicita.

Vale lembrar que já se falava em mudanças no programa em 2016. Em julho, o MEC anunciou medidas para reformular o programa e garantir sua sustentabilidade. Entre as novidades, foi determinado que as instituições de ensino superior passarão a ser as responsáveis pela remuneração dos bancos na concessão dos empréstimos do programa.

Fonte: Universia Brasil

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010