Protagonismo feminino: Posse da ABC é marcada pela presença de mulheres relevantes à Educação, Ciência e Pesquisa

Na quarta-feira (04/05), o CRUB participou da solenidade de posse da nova diretoria da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e apresentação de novos membros, realizada no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. A cerimônia é um marco nos 105 anos de história da ABC que, pela primeira vez, será presidida por uma mulher. Helena Nader, biomédica pela Unifesp, foi eleita no dia 29 de março para comandar a entidade no triênio 2022-2025.

Atualmente, Nader é membro de outras duas instituições científicas: a Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp) e da Academia Mundial de Ciências (TWAS, na sigla em inglês). A pesquisadora já foi presidente da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq), da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e fez parte da diretoria da ABC na gestão anterior. Com um currículo extenso, recebeu 14 prêmios por suas contribuições para Ciência, sendo os mais recentes o Prêmio Almirante Álvaro Alberto para Ciência e Tecnologia, da Marinha do Brasil e Fundação Conrado Wessell, e o Prêmio Carolina Bori – Ciência & Mulher, na Categoria Mulheres Cientistas, da SBPC, ambos recebidos em 2020.

Em seu discurso Helena Nader destacou: “Estou muito honrada e ao mesmo tempo preocupada, em representar as mulheres na posição que assumo nesse momento. Tenho consciência que meu papel como liderança feminina, servirá de exemplo para muitas, e que meus erros – e que acontecerão –   e as falhas estarão em evidência. Espero honrar essa posição não apenas frente aos membros da ABC e sociedade brasileira mas em especial em relação às meninas e mulheres que diariamente enfrentam as mais diversas barreiras, preconceitos e violência simplesmente por seu gênero”.

 

 

A Reitora Lia Quintana, primeira mulher na Presidência do CRUB, que em entrevista recente ao Correio Braziliense destacou a importância de mulheres assumirem cargos e posições de liderança, fez questão de prestigiar a posse e levar seu apoio a Nader.

 

 

 

Durante o evento, o discurso inspirador da professora Lucia Mendonça Previato,  segunda brasileira a receber o Prêmio L’Oreal para Mulheres na Ciência, por suas pesquisas e descobertas relativas a doença de Chagas, defendeu a promoção e desenvolvimento da Ciência, da Educação e da Tecnologia brasileira e destacou a importância da implementação de políticas científicas que diminuam a desigualdade social de nosso país.

 

Confira a íntegra da cerimônia do Canal do MCTI no Youtube, pelo link <https://www.youtube.com/c/AcademiaBrasileiradeCi%C3%AAncias>.

 

#CRUB #ABC #AcademiaBrasileiradeCiências # Ciênica #HelenaNader #MuseudoAmanhã