O Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras, o nosso CRUB, em 30 de abril de 1966, inaugurou uma agenda nova, marcando a representatividade no âmbito da educação superior, sendo a primeira entidade a propor e efetivar a articulação entre Reitoras e Reitores das universidades do país. Com uma trajetória de 58 anos
(2024), o CRUB celebra o passado no presente, lançando uma perspectiva de futuro, rumo aos 60 anos de trajetória.
Em 1966, a população brasileira era de aproximadamente 83 milhões de habitantes, e vividos os 58 anos, o Brasil alcança os 203 milhões de habitantes. Os desafios e conquistas do CRUB nesse período foram igualmente superlativos, e, hoje, nossa missão é não apenas assegurar a representatividade de todos os segmentos da Educação Superior que integram sua estrutura – IES comunitárias, particulares, públicas federais, estaduais e municipais – mas ,também, propor uma relação federativa de forma mais sistemática e colaborativa.
Algumas pautas são perenes, dada a sua atualização no tempo e espaço, como a Autonomia Universitária e o Financiamento da Educação Superior, e outras tem caráter conjuntural e atual, como a defesa da democracia, a digitalização dos processos e o fenômeno da Inteligência Artificial (IA).
Celebrar, em 2024, os 58 anos do CRUB significa também relançá-lo como entidade que confirma a urgência da educação como estratégia fundante no processo de desenvolvimento pleno com justiça social. Parabéns às Reitoras e aos Reitores das Faculdades, Centros Universitários e Universidades brasileiras que, cotidianamente, promovem o direito à educação, fortalecem o CRUB e apostam em um mundo melhor. Vamos sonhar juntos?
Texto por Reitor Pedro Rubens Ferreira Oliveira, Presidente do CRUB