3° Fórum de Reitores acontece na próxima semana na PUC Goiás

Nos dias 03 e 04 de novembro, o Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB), realizará em Goiânia, na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), o 3° Fórum de Reitores, sob a temática “Internacionalização: um indutor de qualidade para a Educação Superior Brasileira”.

 

O objetivo do fórum é realizar um debate acerca do crescimento da dimensão internacional na Educação Superior, bem como a reflexão e compartilhamento de experiências nas diversas Instituições de Ensino Superior (IES) sobre as diferentes formas de internacionalização do ensino, o papel da internacionalização como um agente indutor de qualidade nas IES brasileiras, e as políticas públicas que vem sendo implementadas para a internacionalização do ensino superior brasileiro.

 

Na oportunidade serão apresentados vários cases de IES brasileiras que já vem realizando um trabalho no campo da Internacionalização da Educação Superior.

 

O evento contará com a participação dos reitores e representantes das instituições de ensino do país associadas ao CRUB, além da comunidade acadêmica e de autoridades do governo federal. Na tarde do dia 04 ocorrerá ainda a 85° Reunião Plenária do Conselho de Reitores, que terá como principal ponto de pauta a etapa final da construção da nova sede do CRUB, prevista para ser inaugurada em março de 2015.

 

O Fórum de Reitores é um oferecimento do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras – CRUB e da PUC Goiás, com o patrocínio do Grupo BHERING e PRAVALER – Bolsas e Financiamentos estudantis, além de contar com o apoio da ABRUC, ABRUEM, ANDIFES, ANUP, ANACEU, ANEC, ABIEE, FAUBAI e UNILASALLE-Canoas/RS.

 

Serviço:

 

O Fórum acontecerá no Plenário da Reitoria da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), à Avenida Universitária 1440, Setor Universitário (Campus da Reitoria) – Goiânia (GO) – Ponto de referência – Primeira Avenida, esq. com Av. Universitária, Área IV da PUC Goiás. As informações atualizadas do evento está no site: https://www.crub.org.br/3forum/

 

Programação da Segunda–feira, dia 03/11:

18h – Credenciamento
19h – Apresentação Cultural – Coral Vozes & Cores
19h30 – Abertura
Reitor Wolmir Therezio Amado – Presidente do CRUB e anfitrião do evento;
Paulo Speller – Secretário de Educação Superior do MEC – Representante do Ministro da Educação;
Marta Abramo – Secretária da SERES;
Maria Zaíra Turchi – Presidente da FAPEG – Representante do Governador de Goiás;
Paulo Garcia – Prefeito de Goiânia
Vanda Dasdores Siqueira Batista – Secretária de Estado da Educação de Goiás
20h – As políticas de internacionalização para a Educação Superior Brasileira
Palestrante: Paulo Speller – SESu/ MEC
20h45 – Debate
21h – Coquetel de boas vindas

 

Programação da Terça-feira, dia 04/11:

9h – O Programa Ciência sem Fronteiras: avanços, desafios e avaliação – Palestrantes: Márcio de Castro Silva Filho – Diretor de Bolsas da CAPES e Paulo André – representante da Brazil-Canada Chamber of Commerce
9h45 – Debate
10h – Momento do Parceiro
10h20 – Internacionacionalização: primeiras impressões – José Celso Freire Jr. – FAUBAI
10h50 – Case Unilasalle – Prof. José Alberto de Miranda – Unilasalle Canoas
11h20 – Case PUC-Rio – Prof. Danilo Filho – PUC-Rio
11h50 – Case IES Federal – Prof. Orlando Afonso Valle do Amaral – Reitor da UFG
12h20 – Case Mackenzie – Profª. Cláudia Fortes – UPM
12h50 – Avanços das políticas educacionais brasileiras no âmbito do MERCOSUL Educacional – Palestrante: Claudia Griboski – Diretora do INEP
13h30 – Brunch

 

 

85° REUNIÃO PLENÁRIA DO CRUB

14h – Reunião Plenária de Pauta (somente os reitores associados)
17h – Encerramento

 

 

Apresentação Cultural:

Na abertura do 3° Fórum de Reitores que acontecerá no dia 03 de novembro, às 19h, haverá uma apresentação Cultural, do Coral Vozes e Cores, que integra o Núcleo de Música da CAC. Projeto mais longevo em atividade na área cultural da PUC Goiás, nos seus 25 anos de existência desenvolve um repertório que varia entre o erudito e o popular, o sacro, o laico e o universal. Traz na bagagem alguns vários musicais como o “Musical das Águas”, “Canta, Canta Mais… Um tributo a Tom Jobim”, “Missa Comemorativa aos 50 anos da UCG” do compositor Fernando Cupertino, e “Conversa de Botequim”, em comemoração ao centenário de nascimento de Noel Rosa e Adoniran Barbosa.

 
O Coral teve participação em filmes, como o curta de Amarildo Pessoa, ‘Jocasta’, e peças de teatro, como “Liberté, Uai” (1989), “Herdeiros de Zumbi” (1995 e 2000), e “Opereta do Cerrado” (1999), do diretor de teatro Danilo Alencar.

 

DEBATES

 
O 3° Fórum de Reitores do CRUB terá como temática a “Internacionalização: um indutor de qualidade para a Educação Superior Brasileira”. O objetivo do evento é promover um debate acerca do crescimento da dimensão internacional na Educação Superior; e sobre a reflexão e compartilhamento de experiências nas diversas IES sobre as diferentes formas de internacionalização do ensino; além de tratar o papel da internacionalização como um agente indutor de qualidade nas IES brasileiras, e o crescimento da participação das associadas no CRUB. Na ocasião serão apresentados estudos de casos sobre internacionalização na ótica das IES e do Governo Federal.

 

 

CURRÍCULOS DOS PALESTRANTES DO 3º FÓRUM DE REITORES DO CRUB

Palestrante dia 03 de novembro

 
Mesa: As políticas de internacionalização para a Educação Superior Brasileira
Palestrante: Paulo Speller – Secretário de Educação Superior do MEC
Possui graduação em Psicologia – Universidad Veracruzana (1972), mestrado em Psicologia pela Universidade Nacional Autônoma de México (1976) e doutorado em Government (Ciência Política) – University of Essex (1988). Docente dedicação exclusiva do Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação / IE da Universidade Federal de Mato Grosso. Conselheiro (advisor) da United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (Unesco) do comitê assessor para a realização da Conferência Mundial de Educação Superior (WCHE) – edição 2009. Membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social – CDES / Presidência da República, representante da sociedade civil (reconduzido para mandato 2012-2014). Membro da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, com mandato 2008-2012; Presidente da referida Câmara (CES) no período 2010-2012. Presidente da Comissão de Implantação da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB – vinculada à Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação(SESu/MEC) (2008-2010). Reitor pro tempore da UNILAB (Port. MEC nº 936, de 21/07/2010) de agosto de 2010 a março de 2013. Tem experiência na área de Educação e Ciência Política, com ênfase em Estado e Governo, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, políticas públicas, política educacional, currículo e fundamentos da educação. Atualmente é Secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (SESu/MEC) (Port. MEC n 212, de 26/03/2013) Comendador da Ordem de Rio Branco, do Ministério das Relações Exteriores (MRE) 17/06/2013 Titular da Cátedra UNITWIN/UNESCO Educação e Inovação para Cooperação Solidária.
 
 
Palestrantes dia 04 de novembro
 
 
Mesa: O Programa Ciência sem Fronteiras: avanços, desafios e avaliação
Palestrantes: Dr. Márcio de Castro Silva Filho – Diretor de Bolsas da CAPES; e Paulo André – Representante da Brazil-Canada Chamber of Commerce
Professor Dr. Marcio de Castro (Capes)
O Prof. Dr. Marcio de Castro Silva Filho é graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Lavras-UFLA , Mestre em Genética e Melhoramento de Plantas pela mesma universidade e Doutor em Biologia Molecular de Plantas pela Universite Catholique de Louvain, da Bélgica. Realizou um ano sabático no Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da University of Melbourne, na Austrália, em 2003. Atualmente é Pesquisador 1A do CNPq, Professor Titular junto ao Departamento de Genética da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo. Exerceu as funções de Coordenador da área de Ciências Biológicas I da CAPES entre 2008 e 2011, é Membro Titular do CTC-ES foi Membro Titular da CTNBio . Foi Diretor de Relações Internacionais da CAPES. Foi Editor Chefe da revista Genetics and Molecular Biology em 2011 e 2012. Atua como referee de revistas científicas como Plant Cell, Plant Journal, Plant Physiology, EMBO Journal, EMBO Reports, Trends in Cell Biology, New Phytologist, Proteomics, etc, e é assessor ad hoc de Agências de Fomento no país e exterior (NSF, EUA e Ministério de Pesquisa da França). Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Vegetal e Biologia Celular e Molecular de Plantas, atuando principalmente nos seguintes temas: transporte intracelular de proteínas e interação planta-inseto. Atualmente é Diretor de Programas e Bolsas no País da CAPES.
 

Paulo André (Pan-American Business)
Natural da cidade do Rio de Janeiro há 8 anos vive no Canadá. É especialista em Comércio Internacional e Marketing Estratégico, e presidente e fundador da Pan-American Business, com sede no Canadá. Ele presta assessoria para várias universidades e associações representativas do setor educacional canadense. Este trabalho já lhe proporcionou o privilégio e a honra de estabelecer contato com algumas das pessoas presentes aqui hoje. É membro ativo da Brazil-Canada Chamber of Commerce e já representou a Instituição em diversos eventos no Brasil e no exterior. Além disso ele também é Presidente da Comissão de Oportunidades de Negócios no Brasil pela Câmara de Comércio de Londres. Foi um dos coordenadores do projeto para ampliar e consolidar o intercâmbio de estudantes entre Brasil e Canadá chamado “University-Industry Programa de Estágio e Pesquisa”. Este projeto envolve governo, universidades e setor privado de ambos os países. É especialista em Gestão de Negócios Internacionais.
 
 
Mesa: Internacionalização: primeiras impressões
Palestrante: Prof. Dr. José Celso Freire Jr. – Presidente da FAUBAI
É Doutor em Informatique na Université Grenoble I (Scientifique et Medicale – Joseph Fourier) e Mestre em Sistemas Digitais pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo é formado em Engenharia Eletricista pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é Professor Livre Docente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e ocupa a função de Assessor de Relações Externas da UNESP. Nesta posição tem participado como palestrante de diversos eventos no exterior. É atualmente Presidente da Associação de Assessorias de Instituições de Ensino Superior Brasileiras para Assuntos Internacionais – FAUBAI, associação com o diretores de relações internacionais de 250 IES Brasileiras. Publicou 38 trabalhos científicos e participou de diversos eventos científicos no Brasil e no exterior. Orienta atualmente duas teses de mestrado e já orientou teses de mestrado e cerca de 20 trabalhos de iniciação científica e 11 trabalhos de conclusão de curso nas áreas de Ciência da Computação, Engenharia Elétrica, Educação e Administração e 11 Monografias de Cursos de Especialização. Entre 1999 e 2008 coordenou 3 projetos de pesquisa e participou como membro de 3 outros. Atua na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software e em Desenvolvimento de Sistemas Web com aplicações educacionais. Em suas atividades profissionais interagiu com 44 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Sistemas de Ensino Aprendizagem, Engenharia de Software, Robótica, Software Livre, Ferramentas CASE, Especificações Heterogêneas, Sistema Web, Sistemas Microcomputadorizados, Análise Orientada a Objetos e Métodos Orientados à Objetos.
 
 
Mesa: Case Unilasalle – “Gestão da Internacionalização na Unilasalle Canoas”
Palestrante: Prof. Dr. José Alberto Antunes de Miranda (Unilasalle Canoas)
Possui graduação em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e Especialização em Integração e Mercosul pela UFRGS, é mestre em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) e Doutor em Estudos Estratégicos Internacionais pela mesma. Atualmente é Assessor de Assuntos Interinstitucionais e Internacionais e professor colaborador do Mestrado em Direito e Sociedade além de integrar o corpo docente do Curso de Relações Internacionais do Centro Universitário La Salle. Tem experiência na área de Relações Internacionais, com ênfase em Política Externa e Análise da Política Externa, Integração Regional, Organizações Internacionais, Direito Internacional, Constituição e Relações Exteriores.
 
 
Mesa: Case PUC–Rio / “Metas e desafios da Internacionalização na PUC-Rio”
Palestrante: Prof. Dr. Danilo Marcondes de Souza Filho (PUC-Rio)
É Licenciado e mestre em filosofia pela Pontificia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio, doutor em Filosofia pela university of Saint Andrews (Reino Unido). Professor titular do departamento de Filosofia da PUC-Rio. Foi Coordenador de área de Filosofia/Teologia e membro do CTC da Capes. Atualmente é Assessor especial da Reitoria e Coordenador Central de Internacionalização da PUC-Rio.
 
 
Mesa: Case IES Federal
Palestrante: Prof. Dr. Orlando Afonso Valle do Amaral (Reitor da UFG)
É Reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG) e professor titular do Instituto de Física. Possui graduação e mestrado em Física pela Universidade de Brasília. É doutor em Física Atômica e Molecular (Química Quântica) pela University of Sheffield, da Inglaterra. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Estrutura Eletrônica de Átomos e Moléculas nos seguintes temas: cálculos de propriedades elétricas (polarizabilidades e hiperpolarizabilities) de cadeias de poliacetileno fluoretadas e estudos de correlacão eletrônica. Foi Coordenador de Assuntos Internacionais, Diretor Executivo da Fundação de Apoio a Pesquisa e diretor do Instituto de Física da UFG, foi Pró-Reitor de Administração e Finanças da Universidade Federal de Goiás. e Coordenador Nacional do Fórum de Pró-reitores de Planejamento e Administração das Instituições Federais de Educação Superior – FORPLAD.
 
 
Mesa: Case Mackenzie
Palestrante: Profª. Dra. Claudia Forte (UPM)
É graduada em Administração de Empresas e Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Doutora em Integração da América Latina, pela USP. É Avaliadora ad hoc para os cursos de Administração de Empresas, Comercio Exterior e Relações Internacionais do INEP. Professora pesquisadora nos cursos de graduação e lato sensu da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Preside a Comissão Permanente de Internacionalização da Mackenzie, além de atuar como coordenadora para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais. Integra o corpo de pesquisadores/consultores do PNUD, atuando no desenvolvimento de micro finanças, microcrédito, inclusão social e desenvolvimento regional. É parecerista de várias revistas acadêmicas científicas além de publicar diversos artigos em jornais nacionais e internacionais. É palestrante e conferencista convidada de vários congressos internacionais cuja temática seja, administração, empreendedorismo, microcrédito, relações internacionais entre outros.
 
 
Mesa: Avanços das políticas educacionais brasileiras no âmbito do MERCOSUL Educacional
Palestrante: Claudia Maffini Griboski – Diretora do INEP
Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Imaculada Conceição e mestrado em Engenharia de Produção na área de Qualidade da Gestão Escolar pela Universidade Federal de Santa Maria. É professora da Prefeitura Municipal de Santa Maria e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul cedida para o Ministério da Educação desde 2003. Atuou como supervisora e diretora de escola e diretora geral da Secretaria de Educação do Município. Nesse período coordenou o Projeto Escola e Saúde beneficiando alunos do ensino fundamental da rede municipal de ensino. Foi Diretora de Políticas de Educação Especial da Secretaria de Educação Especial do MEC , onde coordenou o Projeto Educar na Diversidade em cinco países do MERCOSUL, o processo Regulamentação da Lei de Libras, a criação do Exame de Proficiência em Libras, o Programa de Formação Continuada de Professores, o Programa Educação Inclusiva: direito a diversidade com pólos em 162 municípios brasileiros, o Programa de distribuição do Livro Acessível, a Construção do Sistema de Indicadores de Necessidades Educacionais Especiais – SIRNEE junto a Unesco, na Gestão de Projetos de Cooperação Internacional (UNESCO e PNUD), e na criação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008). Participou como representante do Brasil na Rede Iberoamericana de Cooperação Espanhola sobre Educação Especial e na missão de avaliação para o reconhecimento das escolas brasileiras no Japão. Foi conselheira titular do conselho nacional dos Direitos das Pessoas com deficiência – CONADE e do Conselho Nacional de Saúde na Comissão das Pessoas com Deficiência. Foi Coordenadora Geral de Controle da Qualidade da Educação Superior da Diretoria de Avaliação da Educação Superior do INEP/MEC (2009). Atuou na Comissão Especial de Julgamento das Justificativas de Ausência dos Estudantes ao ENADE, organizou o Ciclo de Seminários Regionais do ENADE (2009 e 2010) e coordena a pesquisa do Estudo Qualitativo do SINAES envolvendo a análise dos resultados do ENADE, do Conceito Preliminar dos Cursos e dos Relatórios de Justificativa das IES sobre as avaliações de cursos. È membro da Comissão Técnica de Acompanhamento da Avaliação – CTAA para julgamento dos recursos das IES sobre os resultados das avaliações de IES e de cursos de graduação. É professora convidada do curso de pós-graduação em Formação para Docência Universitária do Centro Universitário de Brasília – Uniceub (2009-2010) ministrando as disciplinas: Gestão e Políticas Públicas de Educação Superior, Avaliação Institucional e Laboratório de Pesquisa e Prática Docente. Participou do Grupo de Pesquisa em Docência Universitária da UnB (2009) e tem a vice-coordenação do Grupo de Pesquisa sobre o Uso dos resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) pelas Instituições de Educação Superior do Distrito Federal: pomo de discórdia na avaliação institucional? Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial e na Avaliação de Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação, gestão da educação, educação inclusiva, educação especial, educação superior, políticas públicas de educação. Atualmente é Diretora de Avaliação da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira – INEP.
 
 
Momento do Parceiro:
Palestrante: Carlos Furlan (Ideal Invest)
Trabalhou no Banco ABN Amro Real durante 4 anos antes de iniciar sua atuação na Ideal Invest em 2003. Participou de todo o processo de desenvolvimento da companhia e foi responsável por diferentes áreas até se tonar Diretor Executivo, posição que ocupa desde 2013. Formado em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo, especializou-se em Empreendedorismo na Harvard Business School, Finanças na Wharton School, Marketing e Vendas na Kellogg School of Management.
 

Mais informações: (61) 96749207 – Fernando Pinto – Assessor de Comunicação do CRUB ou por e-mail: comunicacao.social@crub.org.br ou crub@crub.org.br

 

 

Comunicação CRUB
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