Reitores do CRUB debatem os indicadores de qualidade durante Fórum em Brasília

abertura-5-forum-_2

Os reitores e reitoras do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB) estiveram reunidos em Brasília durante os dias 10 e 11 de novembro para o 5° Fórum de Reitores da Entidade.

O evento ocorreu no Campus II da Universidade Católica de Brasília (UCB), e promoveu um amplo debate acerca dos indicadores de qualidade da Educação Superior. O Fórum contou com a participação de palestrantes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (SERES) do Ministério da Educação (MEC), do Conselho Nacional de Educação (CNE) e da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes/MEC).

A solenidade de abertura do evento  aconteceu na noite do dia 10 de novembro com a presença do presidente do CRUB e reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Prof. Dr. Benedito Guimarães Aguiar Neto; do Pró-Reitor Acadêmico da UCB, Prof. Daniel Rey, que na ocasião representou o reitor da Católica de Brasília, Prof. Gilberto Garcia; do Secretário de Educação Superior do MEC, Paulo Barone; do Chefe de Gabinete da SERES/MEC, Rubens de Oliveira Martins; do representante do CNE, conselheiro Luiz Roberto Liza Curi; e do coordenador-geral do ENADE, Prof. Rui Barbosa de Brito, que na ocasião representou a Presidente do INEP, Maria Inês Fini.

Em sua fala de abertura o presidente do CRUB afirmou o compromisso do Conselho de Reitores em promover eventos em torno desta temática para que o Colegiado possa cumprir seu papel de facilitador nos debates em prol da melhoria da Educação Superior. “O CRUB tem a missão de traçar os melhores caminhos para a Educação Superior no país”, enfatizou o reitor. A avaliação tem um papel fundamental de mostrar esses caminhos, por essa razão foi este o tema escolhido pelos reitores para se debruçar neste semestre de atividades na Entidade.

O primeiro dia do evento foi encerrado com um coquetel para as autoridades, reitores e participantes do Fórum.

Os indicadores de qualidade da Educação Superior: análises e adequações

palestra_reitor-arlindo

O segundo dia do Fórum, contou com uma extensa pauta de trabalho. A primeira atividade do dia ficou a cargo do INEP, que apresentou os atuais indicadores de qualidade do ensino superior e propostas de aperfeiçoamento ao sistema de avaliação. Na oportunidade, a coordenadora-geral de Controle de Qualidade da Educação Superior do INEP, Mariângela Abrão, trouxe aos reitores e participantes dados inéditos do trabalho que vem sendo realizado pelo Instituto em prol da melhoria desses indicadores de qualidade, além dos desafios de promover um processo de avaliação de qualidade e justo para todos.

Em seguida foi a vez da Secretaria de Regulação do MEC expor sua visão acerca dos indicadores e o processo de regulação. O chefe de gabinete da SERES/MEC, Prof. Rubens Martins discorreu sobre os dados dos processos e-MEC e os números de matrículas no Sistema Federal entre 2002 e 2014, além de trazer novidades sobre o decreto 5773 e portaria 40, documentos que deverão sofrer significativas alterações. O Prof. Rubens enfatizou ainda a participação e parceria constante do CRUB para que tais modificações possam ser levadas à cabo.

A terceira e última palestra foi sobre os atuais indicadores de qualidade do ensino superior na visão das IES, momento dedicado a ouvir o avaliado. Para essa mesa foi convidado o presidente do Conselho Fiscal do CRUB e da Ilumno Brasil, e reitor da Universidade Veiga de Almeida (UVA), Prof. Dr. Arlindo Cardarett Vianna. O reitor falou sobre os atuais indicadores de qualidade, sobre o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e também sobre o IGC – Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição.

Baixe as apresentações do INEP; da SERES e a do reitor Dr. Arlindo Vianna.

Debate Dirigido

Após as palestras o representante da Conaes/MEC, Prof. Joaquim Soares Neto mediou o debate entre os palestrantes e participantes do Fórum. Juntamente com o presidente do CRUB, reitor Dr. Benedito Guimarães, eles falaram sobre as novas perspectivas e possibilidades para os insumos da avaliação da Educação Superior.

debate-dirigido

Os reitores do CRUB e demais participantes encerraram  as atividades do evento com a elaboração da minuta da ‘Carta de Brasília’ que será encaminhada ao MEC e INEP com os principais pontos debatidos nos dois dias de evento e as propostas do CRUB para adequação ao atual sistema de avaliação.

O 5° Fórum de Reitores foi uma realização do CRUB, com o patrocínio da Clarivate Analytics, do Grupo COBRAFIX e da Fundacred, e com apoio da ABIEE, ABRUC, ABRUEM, ANEC, ANUP, da Universidade Corporativa Semesp e da anfitriã do evento Universidade Católica de Brasília.

87ª Reunião Plenária

Na tarde do dia 10 ocorreu também na UCB a 87ª Reunião Plenária do CRUB, ocasião na qual foi realizada a leitura do parecer do Conselho Fiscal e também a apreciação e aprovação das contas do exercício de 2015 da Entidade. Foi apresentada ainda a proposta do calendário de atividades para 2017, além da escolha dos locais dos próximos Fóruns de Reitores do Colegiado, ficou decidido, que para o próximo ano, o 6° Fórum de Reitores será realizado em Brasília no mês de março, e o 7° Fórum ocorrerá no mês de outubro, na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) no campus II, em Balneário Camboriú, em Santa Catarina.

87-reuniao-plenaria_2Foi apresentado ao plenário os informes sobre a situação da nova sede do CRUB, as novas IES associadas, além dos assuntos gerais da Entidade. Na reunião foi anunciado em primeira mão pelo presidente do CRUB, o nome do novo espaço de eventos do CRUB, que se localiza na cobertura do prédio da nova sede, e conta com um amplo auditório com capacidade para 220 pessoas, além de um Foyer. Após consulta prévia aos associados ficou definido que o Conselho de Reitores prestará uma singela homenagem a todos os dirigentes que fizeram e fazem parte da história da Entidade.

Assim, o espaço levará o nome do primeiro presidente do Conselho de Reitores, que teve sua gestão no CRUB de 1966 à 1967 e era reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Prof. Miguel Calmon Du Pin e Almeida Sobrinho.

297ª Reunião Extraordinária dos Conselhos Deliberativo e Fiscal

A diretoria do CRUB também se reuniu no dia 10 para a 297ª Reunião Extraordinária dos Conselhos Deliberativo e Fiscal da Entidade. Na ocasião os reitores realizaram a apreciação das contas e do parecer do Conselho Fiscal do CRUB – exercício 2015, a aprovação do orçamento do CRUB para o ano de 2017, além de tratar de outras questões administrativas e assuntos gerais.

Para acessar as fotos do evento clique aqui.

 

Fotos: Jr. Argôlo/CRUB

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010