Brasil assina nova Declaração da Aliança de Pesquisa e Inovação para Todo o Atlântico

Durante o evento ministerial do All-Atlantic Ocean Research Forum 2022, realizado em Washington D.C, nos Estados Unidos, foi assinada a nova Declaração da Aliança de Pesquisa e Inovação para Todo o Atlântico. Além do Brasil, assinaram o instrumento Argentina, Canadá, Cabo Verde, Marrocos, África do Sul, Estados Unidos e União Europeia.

A “Declaração de todo o Atlântico” estabelece entre os oito signatários uma aliança de longa duração, com o objetivo de apoiar o desenvolvimento sustentável do Oceano Atlântico, o compartilhamento de conhecimento científico, infraestrutura e capacidade, e a promoção de uma ciência inovadora orientada para os resultados.

O novo instrumento assinado nesta quarta-feira nos Estados Unidos também pretende apoiar e desenvolver esforços internacionais já em curso, reforçando a implementação das iniciativas da Declaração de Galway (assinada em 2013 na Irlanda, pela União Europeia, Estados Unidos e Canadá), e a Declaração de Belém (assinada em 2017 em Portugal, pela União Europeia, Brasil e África do Sul).

No Brasil, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) apoiam as ações da Aliança de Pesquisa e Inovação para Todo o Atlântico.

O CNPq participa, ainda, de uma série de atividades com a participação do presidente da agência, Evaldo Vilela, e da Diretora de Cooperação Institucional, Maria Zaira Turchi, incluindo mesas-redondas e encontros de parcerias bilaterais. Evaldo Vilela esteve com encontros com o National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA) e o National Science Foundation (NSF). Já a Zaira Turchi participou de atividades laterais no âmbito do Fórum, apresentação no evento que debateu os próximos passos  da  cooperação científica no âmbito da Aliança, workshop sobre diplomacia cientifica com os jovens embaixadores e painel em que abordou a discussão sobre como criar uma abordagem articulada para discutir os desafios de sustentabilidade do nosso tempo.

A diretora do CNPq, Zaira Turchi, fala em evento do Fórum (Foto: CNPq/Reprodução).

Evento Ministerial
O evento ministerial realizado em Washington D.C teve como co-anfitriões o Brasil e os Estados Unidos, e foi uma continuação do Fórum Científico realizado em Brasília-DF, entre 31 de maio e 2 de junho de 2022 (saiba mais sobre o evento aqui).

Durante o evento ministerial foram apresentados os resultados dos workshops e eventos científicos realizados no Brasil. As atividades foram pautadas em torno de 7 áreas prioritárias (Oceano-Clima; Ecossistemas; Poluição; Aquicultura e Pescas; Observação; Economia Oceânica Sustentável e Inclusiva; Alfabetização) e 4 aspectos transversais (Dados; Infraestruturas; Engajamento; Capacidade).

Jovens Embaixadores do Oceano Atlântico
O evento ministerial contou também com as participações dos Jovens Embaixadores do Oceano Atlântico, que apresentaram as diversas ações promovidas por eles em seus respectivos países nos últimos dois anos.

Ao todo, 26 jovens, entre 18 e 30 anos, realizaram atividades online e presenciais em dezesseis países: Dinamarca, Alemanha, Irlanda, Marrocos, Brasil, Portugal, França, Estados Unidos, Bélgica, Cabo Verde, Argentina, Espanha, Noruega, Canadá, África do Sul e Reino Unido.

Com o objetivo de promover ações de desenvolvimento sustentável e criar campanhas estratégicas de divulgação para suas comunidades, as iniciativas promovidas pelos Jovens Embaixadores envolvem estudantes, sociedade civil e tomadores de decisão, para promover a conservação e a proteção do Oceano Atlântico para as futuras gerações.

Assista a íntegra da programação do Fórum e a cerimônia de assinatura da Declaração de Todo o Atlântico realizada em 13/07, (áudio em inglês): https://www.youtube.com/watch?v=CXHwnvTFRD4&feature=emb_imp_woyt

Fonte: CNPq