O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palacios, foi eleito vice-presidente do Conselho Diretor do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), durante a 59ª reunião do colegiado, realizada entre os dias 6 e 9 de maio, em Istambul, na Turquia.
Com a nova função, Palacios passa a apoiar o presidente do Conselho Diretor e poderá substituí-lo em eventuais ausências, contribuindo, ainda, com conhecimentos técnicos sobre o contexto educacional brasileiro. Sua atuação visa enriquecer os debates e fundamentar decisões relacionadas à avaliação internacional promovida pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
O Inep também foi representado no evento por Aline Mara Fernandes, servidora da Coordenação-Geral do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (CGSNAEB/Daeb) e gerente nacional do PISA no Brasil. A participação brasileira reafirma o compromisso do país com a melhoria contínua da educação básica e com a parceria de longa data entre o Inep e a OCDE.
PISA Governing Board (PGB) – É o órgão responsável por orientar uma das mais relevantes pesquisas internacionais em educação comparada, realizada trienalmente pela OCDE. O Brasil participa do estudo desde sua primeira edição, no ano 2000, contribuindo com dados e análises que subsidiam políticas públicas voltadas ao desenvolvimento educacional.