Relação traz os nomes de 48 estudantes autodeclarados pretos, pardos ou quilombolas que estudarão no país centro-americano
A CAPES/MEC divulgou na terça-feira, 9 de setembro, o resultado da seleção para a República Dominicana do Edital Conjunto nº 4/2024, do Caminhos Amefricanos: Programa de Intercâmbios Sul-Sul. A relação traz os nomes de 48 pessoas aptas a fazer intercâmbio de 15 dias no país centro-americano.
Participaram do processo seletivo estudantes autodeclarados pretos, pardos ou quilombolas e que estejam matriculados a partir do 5º semestre de cursos de licenciatura. Os selecionados irão para a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso) República Dominicana, em Santo Domingo.
As atividades englobam estudos de curta duração, com participação em evento científico, além de visitas guiadas em escolas, locais históricos e museus. Todas ocorrerão na capital dominicana, promovidas pela Flacso dentro ou fora da instituição.
Fruto de parceria entre a CAPES/MEC e o Ministério da Igualdade Racial (MIR), o Edital Conjunto nº 4/2024 também envolveu seleções para Peru e Angola. Os resultados de ambas saíram em junho e setembro, respectivamente.
O Caminhos Amefricanos: Programa de Intercâmbios Sul-Sul estimula a troca de conhecimentos, experiências e políticas públicas que contribuam para o combate do racismo e para a educação das relações étnico-raciais a partir da cooperação acadêmica entre instituições educacionais e incentivo a pesquisas e ao desenvolvimento científico e tecnológico para a promoção da igualdade racial. A ação fortalece a formação inicial e continuada de educadores na perspectiva da Educação das Relações Étnico-Raciais.
O programa seleciona estudantes para intercâmbios de curta duração no exterior, em países africanos, latino-americanos e caribenhos. Também possibilita a cooperação acadêmica entre instituições de ensino superior de diferentes nações, contribui para a mobilidade de alunos e professores e estimula a produção de pesquisas, o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação na promoção da igualdade racial e do combate ao racismo no Brasil.