Encontro discute a Revolução Digital nos Sistemas Contábeis

Em uma parceria do curso de Ciências Contábeis da Urcamp e a Questor Sistemas S.A., o Palacete Pedro Osório foi palco da palestra conduzida pelo CEO, João Carlos Pellegrini, no último dia 4. O palestrante destacou um tema que molda o futuro da contabilidade: a transformação digital, o impacto da inteligência artificial (IA), sistemas contábeis na nuvem e as mudanças trazidas pela reforma tributária.

Pelegrini alerta que a digitalização de meios e processos tem revolucionado a prática contábil, com sistemas totalmente na nuvem que proporcionam uma flexibilidade sem precedentes. “Além de uma integração mais eficaz entre diferentes áreas empresariais. A inteligência artificial tem otimizado tarefas repetitivas e melhorado a eficiência no setor, permitindo que os profissionais se concentrem em decisões estratégicas e análise de dados”, aponta. No entanto, com a reforma tributária, surgem novas exigências fiscais que cobram uma adaptação constante. “A tarefa de garantir a conformidade com a legislação e manter a competitividade das empresas traz novos desafios. Exige que os contadores estejam cada vez mais preparados para lidar com a complexidade das leis e a evolução digital”, sugere o palestrante.

A palestra contou com certificação de 3 horas, com a participação de alunos das modalidades presencial e EaD do Campus de Bagé, além de egressos da instituição, que hoje atuam como profissionais da contabilidade em toda a região de abrangência da Urcamp. “O evento não só reuniu estudantes e ex-alunos, mas também proporcionou intercâmbio de experiências, mostrando como as inovações tecnológicas impactam diretamente a prática contábil em diversos contextos”, avalia o coordenador do curso de Contábeis, professor mestre Joâo Cleber Lopes. Além de Bagé, o evento também aconteceu em Alegrete, no Salão de Atos do Campus da Urcamp.

O encontro demonstra que a formação dos alunos da área deve estar alinhada com as inovações tecnológicas e oferecer as ferramentas necessárias para atender às novas demandas do mercado. “O curso de Ciências Contábeis tem focado em capacitar os alunos para o uso prático de sistemas contábeis em nuvem e a integração da inteligência artificial no dia a dia profissional. A proposta é de cada vez mais integrar teoria e prática, permitindo que os alunos se familiarizem com as tecnologias que estão transformando o setor”, conclui Lopes.

Fonte: URCAMP