Evento: Reunião Anual Regional Norte – Amazônia Legal – FOPROP
Local: Sede do Foprop, no Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras – CRUB, Brasília – DF
Data: 24 a 26 de setembro de 2025
Reunião Anual Regional Norte – Amazônia Legal – FOPROP acontece esta semana em Brasília.
Foi iniciada nesta quarta-feira, 24 de setembro a reunião anual da Regional Norte/ Amazônia Legal, do Fórum Nacional de Pró-Reitoras e Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP), nas instalações da sede do Fórum, situada no Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras, CRUB, em Brasília (DF). O evento segue até o dia 26 de setembro de 2025, sendo palco de discussão de temas estratégicos para o fortalecimento e a consolidação da Pós-Graduação na Região Amazônica. A programação do primeiro dia contou com as presenças da Vice-presidente do Foprop, Profa. Silvia Meletti na mesa de abertura, das Profas. Margarida Carvalho e Áurea Ignácio coordenadora e vice-coordenadora da regional e também da Profa. Cleuciliz Santana, secretária de Finanças do Fórum. Participaram do evento os diretores de Bolsas no País e de Avaliação da CAPES, Profs. Luiz Pessan e Antônio Gomes, e o Sr. Julio César Piffero de Siqueira, do Setor de Programas Estratégicos dessa Agência, que apresentou a Rede de Pesquisa e Desenvolvimento da Amazônia Legal.
Pessan apresentou o panorama da Pós-Graduação brasileira e discutiu políticas nacionais voltadas à Amazônia Legal, destacando desafios e perspectivas para reduzir assimetrias regionais e propostas para os PPGs da Região, com ênfase na manutenção e ampliação de bolsas e no fortalecimento de programas estratégicos, buscando a consolidação de cursos emergentes e na indução de redes cooperativas entre instituições amazônicas e de outras regiões, especificamente às instituições da Amazônia Legal.
O Prof. Dr. Antônio Gomes destacou o crescimento do número de Programa e de Pesquisadores na Região, apontando a necessidade de serem pensadas políticas públicas que assegurem a continuidade do desenvolvimento da qualificação de recursos humanos nessa Região estratégica, para o Brasil e mundo.
Diretores de agências de fomento, como da FINEP, Prof. Ricardo Gattas e do CNPq, Dr. Olival Freire Júnior apresentaram o panorama das atividades dessas agências voltadas à Região Amazônica, compreendendo desde apoio para infraestrutura de Pesquisa, para laboratórios multiusuários e estratégias para fixação de docentes. Por seu turno, o Dr. Dorival da Costa dos Santos, Subsecretário de Ciência e Tecnologia para a Amazônia – SECTA/SEXEC/MCTI e a Sra. Cássia Damiani, coordenadora geral de articulação e Fomento abordaram a importância da criação dessa Subsecretaria, no início do Governo atual, em 2023 e apesentaram a agenda nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação para essa região.
A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa – RNP também prestigiou o evento, na figura do Dr. Jean Carlo Faustino, que enfatizou o papel fundamental da RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) na oferta de infraestrutura digital avançada, promovendo maior conectividade, colaboração científica e acesso remoto a plataformas de Pesquisa. O Dr Jean chamou atenção para iniciativas voltadas à integridade acadêmica, especialmente ferramentas de combate ao plágio e sistemas de verificação textual, que fortalecem a qualidade da produção científica nacional.
Nesse contexto, foram apresentadas soluções e facilidades voltadas à comunidade acadêmica, incluindo acesso gratuito ao Perplexity Pro por 12 meses, com desconto de até 75% após esse período, e descontos de até 50% em assinaturas do Grammarly, ferramenta de escrita com inteligência artificial e verificação de plágio. Além disso, destacou-se a oferta de plataformas avançadas para experimentação em tecnologias da informação e inteligência artificial, com alta capacidade computacional e ambientes seguros para desenvolvimento científico e tecnológico.
Para a Profa. Dra. Cleuciliz Santana, Secretária de Finanças do Fórum Nacional de Pró-Reitoras e Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação, a programação teve por objetivo trazer para a reunião os principais atores do ecossistema para uma interlocução direta com os dirigentes de pesquisa das mais de 20 Instituições da Amazônia Legal reunidas em Brasília nesta semana. A expectativa é que possam ser elaborados programas e editais que atendam à complexidade da realização da formação de recursos humanos e de desenvolvimento da pesquisa na região e que observem todos os segmentos representados pelo Foprop: Instituições Federais, Estaduais, Privadas e Comunitárias.