CAPES publica relação das 2.130 inscrições homologadas para doutorado-sanduíche no exterior

A CAPES/MEC publicou a relação das inscrições homologadas no Edital nº 17/2025, do Programa Institucional de Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE). Foram homologadas 2.130 candidaturas, que serão analisadas pela Coordenação até 7 de novembro, data prevista para divulgação da lista preliminar de aprovados na etapa atual.

Haverá período para recursos, com o resultado final do edital estimado para 17 de novembro. O início das atividades está previsto para janeiro ou fevereiro de 2026. O período fora do país vai durar de quatro a seis meses, com retorno ao Brasil para a defesa de tese após o término da bolsa.

Os itens a serem financiados incluem, além das mensalidades das bolsas, auxílios para deslocamento, instalação, seguro-saúde e, quando for o caso, adicional de localidade (cidades consideradas de alto custo).

O edital prevê, ainda, uma segunda chamada. A abertura das inscrições está prevista para 4 de fevereiro do próximo ano. As inscrições deverão ser feitas até 4 de março. Nesse caso, as bolsas durarão de quatro a nove meses e as atividades começarão em setembro ou outubro.

PDSE complementa e aumenta as possibilidades de formação ofertadas no Brasil, expande a colaboração com cientistas do exterior, aumenta a visibilidade da produção científica do país e fortalece os programas de pós-graduação nacionais. O programa foi criado em 2006.

Fonte: CGCOM/CAPES