Coordenação integrará objetivos de ciência, tecnologia e inovação à pós-graduação e à formação de professores da educação básica
A CAPES/MEC publicou na segunda-feira, 10 de novembro, a Política de Inovação da Fundação. O normativo, instituído pela Portaria nº 318/2025, determina a integração dos objetivos de ciência, tecnologia e inovação às ações tanto da pós-graduação, quanto da formação de professores da educação básica.
Pela portaria, a CAPES/MEC firma o compromisso de fomentar parcerias estratégicas para ampliar o escopo das atividades de ciência, tecnologia e inovação vinculadas à formação de pessoal de nível superior no país. Isso se dará por meio de ações como a cooperação com o setor produtivo não acadêmico, formação e consolidação de redes temáticas, e acordos interinstitucionais.
“A CAPES/MEC é responsável pelo Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) que tem estreita inter-relação com o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação”, diz a presidente da CAPES/MEC, Denise Pires de Carvalho. “Essa portaria alinha toda essa atuação e ajuda a formação de pessoal no Brasil a avançar de forma organizada”. Criado junto à portaria, o Comitê de Inovação da CAPES/MEC auxiliará na aplicação da política.
A Política de Inovação da CAPES/MEC é uma das reformas legais que têm por objetivo facilitar a atividade de pesquisa, incentivar aproximação entre instituições de ensino e pesquisa e empresas, facilitar transferência de tecnologia e o licenciamento de criações protegidas. Está no âmbito, portanto, do Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação.