EXTENSÃO – Estudantes e docentes supervisores relatam as experiências nas escolas públicas durante o 1º Encontro Internacional do PIBID, promovido pela UNISANTOS

Formação, práticas sociais, cidadania, humanização e trabalho em equipe foram alguns dos temas discutidos durante o 1º Encontro Internacional do PIBID – Letramentos Múltiplos: PIBID na Formação Docente em Tempos de Diversidade e a 1ª Mostra de Trabalhos Científicos das Licenciatura da UNISANTOS, de 20 a 22 de outubro. Palestras, mesas-redondas e apresentação de trabalhos fizeram parte dos eventos que reuniram docentes, pesquisadores e estudantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, promovido em parceria com a Capes/MEC.

Durante a mesa-redonda “Refletindo as experiências do PIBID na formação docente”, os estudantes da UNISANTOS apresentaram relatos sobre os projetos desenvolvidos em escolas de Santos e São Vicente. Docentes-supervisores das unidades de ensino também participaram e falaram sobre a importância do programa para a formação e qualidade do ensino.

A 1ª Mostra de Trabalhos Científicos contou com trabalhos dos 72 estudantes do PIBID e de estudantes de diferentes cursos. A palestra de abertura foi realizada pelo coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, professor doutor Roberto Araújo da Silva Vasques Rabelo, que contextualizou o momento atual da educação. Também foi realizada uma mesa-redonda, sobre a formação docente, com professores do Chile.

Coordenadora de área do curso de Pedagogia, a professora mestre Maria Cristina Pinto Tuzzolo Vidaller, que fez a mediação da mesa redonda sobre as experiências na formação docente, ressaltou o quanto é desafiador e ao mesmo tempo belo o desenho que vai se formando do PIBID, a partir do projeto institucional. Ela destacou o envolvimento dos estudantes com diferentes realidades e a integração com as diferentes áreas do conhecimento, como exemplos das multiplicidades de olhares e de contextos.

Lisa Renata
Bianca Messias
Adriana Faria

INSPIRAÇÃO – “O grande diferencial do PIBID é essa ponte viva entre universidade e escola. Ele permite que o licenciando vivencie a prática real desde cedo, refletindo sobre o que aprende na teoria. Para os professores, traz inspiração, troca e novos olhares. Para os alunos, representa atenção, acolhimento e experiências de aprendizagem mais lúdicas e significativas. É um programa que forma e transforma quem ensina e quem aprende”, disse a professora supervisora Lisa Renata Palone da Silva, que atua no 4º ano da Unidade Municipal de Educação de São Vicente “Prefeito Sebastião Ribeiro da Silva”.

Para a estudante do 6º semestre de Pedagogia, Bianca Messias, a experiência no PIBID é significativa por conta dos desafios frente à realidade da escola pública. “O diferencial do PIBID está na integração entre teoria e prática, possibilitando ao licenciando vivenciar o cotidiano escolar desde o início da formação e compreender de forma crítica os desafios da educação pública. Além da vivência na escola, o PIBID também fortalece a formação docente, pois estimula a pesquisa, o diálogo reflexivo e interdisciplinar e a participação em eventos acadêmicos, como ocorreu com a minha apresentação no X Encontro Nacional das Licenciaturas”, explicou a acadêmica que atua no 5º ano na Unidade Municipal de Educação “José Bonifácio”, em Santos.

Professora supervisora, Adriana Faria da Fonseca Rosa, do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Prefeito Antonio Fernando dos Reis”, em São Vicente, disse que o PIBID é um programa muito significativo, pois ele proporciona uma integração e troca de conhecimentos entre a universidade e a escola. “Acho importante destacar que a relação do professor supervisor com os universitários agrega muito no sucesso do programa, pois as experiências da docência e as novas propostas trazidas pelos estudantes proporcionam uma prática em que todos se beneficiam, ou seja, professores, futuros professores e alunos”, ressaltou.

Thalita Oliveira
Alexandre Veiga
Kali Domitila

MOTIVAÇÃO – “Minha experiência no PIBID tem sido incrível! Ver o poder da nossa profissão tão de perto é algo que me motiva diariamente. Auxiliar uma sala na alfabetização é um privilégio que me faz sentir realizada. Ver os alunos avançando é o maior prêmio, pois mostra que estamos no caminho certo. Essa experiência está me fazendo evoluir não somente como profissional, mas também como pessoa”, disse a estudante do 2º semestre do curso de Pedagogia, Thalita Oliveira Ferreira, que atua no 2º ano, na Unidade Municipal de Educação “Dr. José Carlos Azevedo Júnior”, em Santos.

Professor supervisor da Escola Estadual “Joaquim Lopes Leão”, de São Vicente, Alexandre Veiga de Oliveira disse que o PIBID impulsiona o trabalho docente, por meio de atividades diversificadas e relacionadas à realidade dos estudantes, o que vai ao encontro do que é solicitado pela Secretária de Educação do Estado de São Paulo.

“O PIBID é uma experiência muito valiosa para mim como estudante, porque me permitiu ter meu primeiro contato em sala de aula, com o apoio de professores dispostos a dar suporte e nos integrar na vida escolar”, contou a estudante do 4º semestre do curso de Letras, Kali Domitila Sampaio Melo Linhares, que atua no 8º ano na Escola Estadual Marquês de São Vicente, em Santos.

EVENTOS – Fizeram parte da comissão organizadora dos eventos as professoras doutoras, integrantes do PIBID, Valdilene Zanette Nunes (coordenadora institucional), Rosana Aparecida Ferreira Pontes e Graziela Pigatto Bohn, além da professora mestre Maria Cristina Pinto Tuzzolo Vidaller.

HISTÓRIA – A UNISANTOS foi a única na região, em 2012, selecionada para o PIBID. Com o projeto aprovado integralmente, no mês de agosto daquele ano, os primeiros 129 alunos dos cursos de Licenciatura foram selecionados e deram início às atividades em escolas municipais de Santos. O trabalho da UNISANTOS na formação de professores, há mais de 70 anos, foi fundamental para a aprovação.

Fonte: UNISANTOS