CRUB participa de assembleia da ABRUC

O Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB) participou nesta quinta-feira (18), da 29ª Assembleia extraordinária da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (ABRUC).

 

Na ocasião os reitores das Universidades, Centros Universitários e Faculdades Comunitárias, discutiram o atual cenário do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), com o Ministro interino da Educação Luiz Cláudio Costa. A restrição de acesso pleno ao SISFIES por meio da trava de 6,41%, tem sido o principal reclame do segmento, que tem impedido a renovação dos contratos antigos e dos novos alunos que ingressaram em 2015.

 

Em sua fala o Ministro interino do MEC, Luiz Cláudio, fez um breve relato do contexto histórico do FIES, e afirmou que se for preciso o ministério da educação vai adiar o prazo do aditamento dos contratos. O ministro garantiu que os mais de um milhão e novecentos contratos já firmados e as novas vagas estão assegurados pelo programa do FIES.

 

Além do ministro interino do MEC, Luiz Cláudio estiveram presentes na mesa de discussão sobre a questão do FIES, o presidente da ABRUC, reitor Pe. Pedro Rubens (UNICAP), o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Antonio Ildivan de Lima, o presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE) e reitor da Universidade Católica de Brasília, Gilberto Garcia, e o presidente da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, o deputado federal pelo PTB da Bahia, Antônio Brito.

 

O reitor da PUC-Rio e membro da diretoria do CRUB, Pe. Josafá Carlos de Siqueira e a secretária executiva do CRUB, Fernanda Póvoa representaram o Conselho de Reitores na assembleia da Associação.

 

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010