Ministra do STF Cármen Lúcia propõe parceria ao CRUB em projeto social

O presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB), reitor Wolmir Amado (PUC Goiás), juntamente com os reitores membros da diretoria do Conselho participaram na manhã desta terça-feira (02), em Brasília, de uma reunião convocada pela a vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), a ministra Cármen Lúcia.

 

Na ocasião a ministra do STF, Cármen Lúcia apresentou a Campanha Nacional “Justiça pela Paz em Casa”, projeto este idealizado pela própria ministra. Ela discorreu sobre os assustadores números da violência contra a mulher no Brasil, além de falar das ações que estão sendo desenvolvidas para combater esse tipo de crime e diminuir as estatísticas.

 

A Campanha Nacional “Justiça pela Paz em Casa”, conta com a participação de todos os Tribunais de Justiça do país, e promoveu ações concentradas ao longo da semana de 9 a 13 de março, a fim de agilizar audiências e julgamentos de processos que envolviam violência ou grave ameaça contra a mulher. A próxima ação da campanha ocorrerá entre os dias 03 e 07 de agosto de 2015.

 

Na oportunidade a ministra propôs uma parceria junto ao CRUB e suas Instituições filiadas para a realização de um trabalho social contra a violência à mulher. A ideia é levar essa temática para dentro da universidade e trabalhar junto com os futuros profissionais. Tal iniciativa já ocorreu em algumas Instituições de Ensino, dentre elas a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

 

Segundo a ministra Cármen o objetivo desta iniciativa é incentivar a luta pela igualdade e pela paz nos lares brasileiros. A intenção de convocar o Conselho de Reitores se deu pelo fato do CRUB agregar todos os segmentos universitários, tornando possível formular uma proposta de um trabalho conjunto com as universidades, construindo uma parceria forte entre o judiciário e as universidades brasileiras.

 

O presidente do CRUB, reitor Wolmir Amado colocou o Conselho a disposição do STF na realização deste importante projeto, e se comprometeu, juntamente com os reitores da diretoria do Conselho, em fazer um levantamento com as instituições filiadas ao CRUB que tenham interesse em participar da iniciativa, além de preparar uma proposta de projeto para um evento nacional, que conte com a participação de todas as universidades filiadas ao Conselho. A proposta seria realizar tal evento nacional, na primeira semana de agosto, quando ocorrerá a segunda edição da Campanha Nacional “Justiça pela Paz em Casa”.

 

Além desta mobilização a ministra Cármen Lúcia propôs ainda ao CRUB um trabalho conjunto primeiramente nos cursos de Direito, Psicologia e Serviço Social, preparando esses futuros profissionais para atuarem em torno da temática da violência contra a mulher.

 

O CRUB se comprometeu em preparar uma proposta de trabalho e apresentar à ministra Cármen Lúcia e aos 27 presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil. O próximo encontro do Conselho com o STF esta previsto para o final do mês.

 

Participaram desta reunião no STF, o presidente do CRUB , reitor Wolmir Amado, e os reitores Benedito Guimarães (UPM), Jouberto Uchôa (UNIT), Marcos Ziemer (ULBRA), Luiz Pedro Jutuca (UNIRIO), João Otávio (UNIFEOB), o professor Julio Cesar, ex-reitor e membro honorário associado ao CRUB, e a secretária executiva do CRUB, Fernanda Póvoa. Além dos representantes das associações dos segmentos universitários que participaram da reunião a convite do CRUB, estiveram presentes as seguintes instituições: ANUP, ABRUC, ANEC e ABIEE.

 

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010