CRUB assina pacto da educação contra o Zika

 

Pacto educacao contra zika Foto_Adriane Lobao (1)

                                                                                                                                                 Foto: Adriane Lobão/ANEC

Na tarde desta quinta – feira (4), a secretária executiva do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB), Fernanda Póvoa, assinou o pacto da educação brasileira contra o Zika Vírus. O documento foi assinado em conjunto com mais 20 entidades e o Ministério da Educação.

O objetivo deste pacto é a mobilização em todas as instituições de ensino brasileiras no combate do mosquito Aedes aegypti, a campanha visa eliminar o mosquito por meio da mobilização de estudantes, professores e servidores da educação. A estratégia é usar a abrangência das redes federal, distrital, estaduais e municipais de educação, em todos os níveis, da pré- escola à pós-graduação, para levar informações sobre as formas de extermínio do mosquito e identificação da doença.

O MEC enviará cartas a reitores,  diretores, secretários, servidores, professores e pais de alunos com orientações. Também haverá distribuição de material educativo a todos os estudantes da rede de ensino do país.

Baixe os arquivos das cartas: aos Diretores; aos Estudantes Educação Básica; aos Estudantes Universitários; aos Professores; aos Secretários; aos Trabalhadores da Educação; para Família.

Para o Ministro da Educação, Aloizio Mercadante a universidade pode ser um grande centro de difusão ao combate do mosquito. O ministro ainda sugeriu que este ano as instituições realizem em suas semanas acadêmicas e nos trotes universitários, ações de mobilização ao combate do mosquito da dengue.

Assinaram ainda o pacto da educação contra o Zika as entidades: Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC),  Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (ABRUC), Associação Brasileira de Instituições Educacionais Evangélicas (ABIEE),  Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM),   Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes),  Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), Conselho Nacional de Educação (CNE), Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF),  Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed),  Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh),  Federação Nacional das Escolas Particulares (FENEP) , Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso Brasil), Fórum Nacional de Educação (FNE),  Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF),  Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO),  União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime),  União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME).

A mobilização

O Ministério da Saúde realizará no próximo dia 13 uma ação contra o mosquito em conjunto com as forças armadas em todos os Estados e  municípios brasileiros. Procure a Secretaria de Educação do seu estado e se informe dessa ação, participe também desta mobilização.

A grande mobilização na educação de combate ao mosquito será realizada no dia 19 de fevereiro. Lembrando que todo dia é dia de lutar contra o Aedes aegypti,  o Governo Federal institui sexta-feira como o dia da faxina contra o mosquito.

O Zika

Um dos maiores estragos que o mosquito Aedes aegypti causa é a transmissão do Vírus Zika,  uma ocorrência nova no Brasil, que pode afetar as mulheres gestantes e causar consequências sérias e profundas no desenvolvimento de seus bebês, como a MICROCEFALIA.

Com informações da assessoria de comunicação do MEC

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010