Aberta oportunidade para professores promoverem a língua portuguesa

Com o objetivo de promover a língua portuguesa em diversos países, a CAPES publicou nesta sexta-feira, 13, o edital de 2019 do processo de seleção do Programa Leitorado para Instituição Universitária Estrangeira. O período de inscrição vai até 30 de janeiro e o resultado será divulgado em julho de 2020. O início das atividades está previsto para o segundo semestre do próximo ano.

O programa é executado pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) e cabe à CAPES realizar o processo seletivo. Podem participar os brasileiros com mais de 18 anos que tenham diploma de nível superior na área de licenciatura em linguística ou letras e comprovada experiência em ensino de português.

Os participantes da seleção deverão comprovar, ainda, proficiência em língua inglesa, francesa, espanhola, italiana ou alemã, de acordo com as normas da instituição de interesse do candidato. Ao todo, serão selecionados 20 professores para atuar em 20 universidades de 19 países: Angola, Bolívia, Chile, China, Coreia do Sul, Equador, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Guiné Bissau, Hungria, Israel, Índia, Japão, Líbano, México, Peru e Reino Unido.

O programa pretende dar maior visibilidade internacional à cultura e literatura brasileira. “Essa iniciativa é mais uma ação do governo para ampliar o acesso de professores a centros internacionais de excelência e expandir a colaboração entre docentes que atuam no Brasil e no exterior”, afirma Anderson Correia, presidente da CAPES.

A atividade do leitorado durará dois anos, podendo ser prorrogada por mais 24 meses. Os selecionados irão ministrar disciplinas relacionadas ao ensino da língua e literatura brasileira. Também deverão colaborar na realização de projetos acadêmicos voltados para a divulgação da cultura do Brasil. O MRE custeará a bolsa mensal e as passagens de ida e volta.

O formulário online para apresentar a candidatura e mais detalhes sobre o processo de seleção estão disponíveis aqui.

Fonte: CAPES