Alfabetização Cidadã

As inscrições para os cursos de Alfabetização e de Inclusão Digital do Projeto de Extensão Alfabetização Cidadã da Universidade Católica de Brasília (UCB) estão abertas até o dia 28 de fevereiro. São cursos gratuitos, para maiores de 18 anos, que visam à superação do analfabetismo e à promoção da cidadania no Distrito Federal, por meio da aprendizagem da leitura, escrita, tecnologias da linguagem e da informação.

 

Criado em 1997, o projeto teve início com o curso de Alfabetização. A partir de 2010, passou a oferecer, também, os de Inclusão Digital e de Montagem e Configuração de Computadores. O curso de Alfabetização é realizado na UCB, no Campus I – Taguatinga, e, de acordo com a demanda de inscrições, pode ocorrer em outras localidades e cidades do Distrito Federal, como Recanto das Emas, Riacho Fundo II, Samambaia, São Sebastião, Varjão e Vila Areal.

 

Inclusão digital

 

Como o uso crescente das tecnologias da informação na sociedade contemporânea gerou o analfabetismo digital, a proposta do curso de Inclusão Digital é promover a qualificação socioprofissional dos participantes, contribuindo para novas oportunidades tanto na vida pessoal como no mercado de trabalho. As aulas são sempre no Campus I – Taguatinga. Para se inscrever nos cursos, o interessado precisa ter mais de 18 anos, apresentar cópias da carteira de identidade, CPF e comprovantes de residência e de renda – que dever ser até R$ 400,00.

 

“A alfabetização de jovens e adultos tem o objetivo de desenvolver habilidades de leitura e escrita numa perspectiva sociocultural. Dessa forma, o processo de alfabetização é um meio de o sujeito se significar como cidadão e participar ativamente da vida social comunitária”, avalia a gestora do projeto, Gleice Lemos.

 

Ela ressalta que “ser alfabetizado é uma necessidade e um direito de todos, principalmente, daqueles que vivem em situação de risco e vulnerabilidade social. A identidade cidadã exige o mínimo de conhecimento letrado, o que permite uma vida mais digna”.

 

Alfabetizador 

 

Para atingir os seus objetivos, o Projeto Alfabetização Cidadã precisa de alfabetizadores. Eles vão atuar nas cidades e localidades do Distrito Federal onde há demanda de alunos e, de preferência, perto de onde serão as aulas.

 

Para ser alfabetizador, é preciso ter mais de 18 anos e ensino médio completo – estar cursando o nível superior é um diferencial –, fazer um curso de capacitação de 20 horas, ter disponibilidade para ministrar 7h30 de aulas por semana e participar de reuniões pedagógicas às sextas-feiras, pela manhã. Ele recebe uma bolsa auxílio e certificados de capacitação, trabalho voluntário e, se for estudante de nível superior, de horas complementares.

 

 

Fonte: Universidade Católica de Brasília

 

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010