Aluna da Universidade do Oeste Paulista é uma das autoras de livro da área da saúde

Obra lançada nesse ano foi redigida por graduandos de medicina de todas as regiões do Brasil e o e-book está disponível gratuitamente pelo site da editora Pasteur (Foto: Thais Gonçalves)

“Doenças Tropicais e Negligenciadas”, esse é o nome do livro em que Marcela Chiriano, 32, estudante do 6º termo do curso de Medicina Jaú foi selecionada para auxiliar a escrever um dos capítulos. Lançada nesse ano, a obra é da editora Pasteur e redigida por acadêmicos da graduação de todas as regiões do Brasil. O intuito é trazer orientação frente aos aspectos clínicos, epidemiológicos e sociais, bem como o tratamento das patologias abordadas. O e-book é gratuito e está disponível no site da editora.

O exemplar voltado para a área da saúde aborda um grupo de doenças endêmicas associadas especialmente entre as populações pobres da África, Ásia e América Latina, relacionadas principalmente com a falta de saneamento básico que adoece e causa da morte de mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo. Dividido em 32 capítulos, o livro conta 270 páginas que instrui acadêmicos e profissionais médicos no manejo de cada uma dessas afecções.

Marcela Chiriano já é formada em odontologia participou da escrita do 10º capítulo intitulado “Esporotricose”. Ela relata que por se tratar de um assunto voltado à doenças cuja prevalência está relacionada, principalmente, à falta de saneamento básico, a publicação faz-se um apelo às entidades responsáveis de forma a reunir esforços para solucionar este problema de saúde pública. “As informações que o livro traz sobre as condutas frente a cada doença são precisas, porém, à medida que as novas evidências e tecnologias são incorporadas é possível que esses dados sofram alterações”.

A futura médica contou que essa experiência foi muito valiosa. “Tanto referente ao conhecimento adquirido, quanto ao aprimoramento da escrita científica. Além disso, possibilitou uma interação e contato com outros graduandos de medicina de diferentes universidades e o enriquecimento curricular frente a pontuação dos editais de residência médica”.

Ela também comentou como a universidade a ajudou no desenvolvimento do projeto. “No curso de Medicina Jaú, os estudantes têm contato com a metodologia científica desde os períodos iniciais. Isso, sem dúvida contribuiu imensamente no auxílio da escrita do capítulo, pois já tinha mais domínio e familiaridade com as ferramentas de pesquisa e de produção científica. Sem falar, de todo o incentivo dos professores que nos estimulam diariamente a fazer a iniciação cientifica para um melhor desenvolvimento acadêmico”, conclui.

Fonte: UNOESTE