Aluno de Design de Produto da PUCPR é selecionado em concurso mundial da Electrolux

O aluno de Desenho Industrial – Design de Produto, Tiago Silva, foi classificado para o Design Lab 2014, concurso de design da Electrolux aberto para todos os estudantes do mundo, com o projeto Atom – que visa esterilizar e limpar tecidos combatendo micro-organismos como o ácaro. Foram 100 classificados e Silva está entre os cinco escolhidos do Brasil e na disputa para a próxima fase.

 

Em sua 12ª edição, o concurso objetiva explorar o futuro da vida urbana com temas que remetam saúde e sustentabilidade e busca ideias para produtos, serviços, consumo e acessórios com foco em três áreas: Prazer na Culinária, Cuidados com a Roupa e Purificação do Ar. Este ano, o universo explorado é Criação de Casas Saudáveis.

 

O estudante do 3º período conta que a ideia surgiu ano passado, quando professores propuseram que a turma desenvolvesse produtos com o tema e briefing do concurso Electrolux Design Lab 2013. “Eu e minha equipe geramos uma série de alternativas, mas o conceito do Atom, já estava em minha cabeça há algum tempo. Aproveitei a oportunidade e pesquisei diversas tecnologias que possibilitassem o projeto, apresentei a proposta, discutimos alguns pontos e entregamos aos professores”, comenta.

 

Mesmo após a entrega do trabalho, Silva continuou estudando e pesquisou outras tecnologias. Faltando uma semana para o término das inscrições do Design Lab 2014, após receber uma visita de um grupo que representava a Electrolux na sala de aula e ser incentivado por professores, retomou ao projeto do Atom. “Modifiquei alguns pontos e conversei com algumas pessoas que me ajudaram bastante, então o escrevi. Para minha surpresa, no dia 06 recebi o comunicado por e-mail comunicando minha classificação”, explica.

 

Para o coordenador do curso, Jaime Ramos, a participação de Silva no Design Lab 2014 reforça o aprendizado que é aplicado em sala de aula ao mesmo tempo em que o reconhece por sua ideia inovadora em uma grande empresa como a Electrolux. “É uma forma de se projetar profissionalmente ainda na Universidade. Os participantes de concursos ganham mais autoconfiança, transmitem esse sentimento aos colegas do curso e ainda têm chances de uma ótima colocação no mercado de trabalho”, analisa Ramos.

 

Design Lab

 

Idealizado para que jovens designers possam apresentar seus trabalhos para o mundo, o Electrolux Design Lab também cria oportunidades de trabalho. O primeiro prémio do concurso é um estágio remunerado de seis meses em um centro de design global da Electrolux.

 

Para os classificados em segundo e terceiro lugar, o prêmio é em dinheiro: 3.000 euros e 2.000 euros, respectivamente. O favorito do público, eleito através de votação online, recebe 1.000 euros. O vencedor da competição será escolhido por um júri composto por profissionais de renome internacional. Em 2013 o Electrolux Design Lab tinha como tema o futuro do ambiente das casas urbanas e recebeu 1.700 inscrições de 60 países diferentes.

 

Para a próxima etapa da competição, serão escolhidos apenas 70 projetos. A seleção acontecerá por meio de votação, onde os interessados podem eleger as melhores ideias e compartilhá-las nas redes sociais.

 

Fonte: Comunicação PUCPR

 

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010