Alunos do curso de Engenharia de Produção da Unaerp apresentam protótipos de projetos integrados voltados à área da saúde

No dia 2 de junho, foi realizada a exposição do projeto integrado do curso de Engenharia de Produção da Universidade de Ribeirão Preto. Neste semestre, os alunos da 9ª etapa, divididos em seis grupos, apresentaram protótipos, com desenvolvimento inovador destinado à área da saúde, que foram avaliados por profissionais das empresas Think File (THF) e Memo, localizadas em Ribeirão Preto.

Para o desenvolvimento dos projetos integrados inovadores, foram realizados estudos de demandas, pesquisa de mercado, público-alvo, além de identificar se existe alguma solução capaz de solucionar o problema detectado. A atividade acadêmica acontece desde 2016, mas foi suspensa durante a pandemia. O retorno do evento foi aberto ao público.

Foto: Unaerp

Os alunos utilizaram inteligência artificial, a impressora 3D da própria Instituição e trabalharam também na prototipagem para o desenvolvimento de soluções para cada tipo de demanda. Entre os projetos apresentados, estiveram uma solução para locomoção de cadeirantes e suporte implantado na mochila térmica do entregador que possibilita que o próprio calor da moto seja capaz de deixar a pizza aquecida.

O coordenador do curso de Engenharia de Produção, professor Alexandre da Silva Mello, explica que os projetos desenvolvidos podem ser aprimorados e utilizados posteriormente no Trabalho de Conclusão de Curso – TCC ou até mesmo acabar se tornando um produto real. “O conceito do projeto integrado é essa interdisciplinaridade voltada para o mercado. Entender como é a concepção de um produto, desde a escolha do material, o design, a fabricação, o tempo de retorno financeiro, se há uma viabilidade econômica, todas essas habilidades contribuem para que o engenheiro de produção não seja apenas o profissional de controle, mas criativo e capaz de encontrar soluções que ainda não existem”, afirma o docente.

 

Fonte:  Unaerp