Os voluntários ensinaram sobre os 8 remédios naturais para crianças refugiadas.
Nenhum perigo desencoraja alguém decidido a servir. Independente de circunstâncias, a mensagem de amor e esperança deve continuar sendo compartilhada. Foi com essa certeza em mente que 12 voluntários do UNASP campus Engenheiro Coelho deixaram o Brasil no dia 16 de julho de 2024 para realizar um projeto especial com crianças refugiadas sírias e libanesas no interior do Líbano.
Voluntários do UNASP desenvolveram atividades de educação com as crianças e adolescentes refugiados. Foto: Denzel Vidal
O grupo trabalhou em parceria com o projeto Winners Play For Life, uma ONG que oferece serviços de aulas de esportes, inglês, computação e corte e costura para a comunidade da cidade de Majdal Anjar, no Líbano. Durante a Mission Trip, os voluntários do UNASP participaram ativamente de um Summer Camp, cujo objetivo era ensinar às crianças sobre os 8 remédios naturais deixados por Deus.
O pastor Helder Roger, fundador e CEO da ONG Winners, conta que todos os anos o Summer Camp acontece no período de férias das crianças. “Este é o segundo ano que recebemos voluntários do UNASP e eles têm feito um ótimo trabalho”, afirma. Os voluntários foram responsáveis por contar histórias e desenvolver atividades manuais e recreativas com as crianças e adolescentes.
De acordo com o relatório de Tendências Globais, em proporção ao número da sua população, o Líbano é o país com maior número de refugiados. O projeto Winners é sediado na fronteira com a Síria e, por esse motivo, recebe um grande número de crianças vindas desse contexto. “Hoje trabalhamos com todas as crianças que chegam até nós, independente da sua nacionalidade. Winners une futebol, costura, saúde, educação e tecnologia para transformar vidas”, indica o fundador.
Lá, os voluntários de longo prazo atuam na alfabetização e educação não formal, ensinando inglês e informática. Desde 2023, o UNASP envia pelo menos um(a) voluntário(a) para trabalhar no projeto por um tempo maior. Nesta segunda Mission Trip, 12 voluntários saíram, mas apenas 11 voltaram para o Brasil. A professora de música voluntária Nahila Sarhan permaneceu no local para servir a comunidade em uma missão de longo prazo.
Impacto na vida dos estudantes
Para a voluntária Júlia Costa, aquele cenário não era novidade. Em 2023 Júlia também teve a oportunidade de participar do projeto através do UNASP. Neste novo ano, ela retornou ao campo para dar continuidade no trabalho que ela já tinha começado no ano passado. “Os voluntariados de curto prazo que o UNASP oferece acontecem durante as férias todos os anos, e assim você tem a oportunidade de adotar um projeto para retornar anualmente. Eu escolhi adotar o Líbano”, relata.
“O processo de arrecadação foi muito difícil, mas assim que cheguei aqui e revi tudo, reencontrei pessoas com quem criei laços… Percebi que vim para trazer amor, mas fui eu que me senti amada e acolhida, mesmo depois de um ano. A cada reencontro, essa certeza só arde mais forte em meu coração”, compartilha. A ONG Winners Play For Life sobrevive através de voluntários e doações. Saiba como apoiar a Winners Play For Life e ajudar crianças refugiadas da Síria.
Recreação é parte importante do projeto voluntários desenvolvido no Líbano. Foto: Denzel Vidal
Fonte: ASCOM/UNASP