Ambiente virtual de aprendizagem é liberado para início das aulas no curso da ação Novos Caminhos

Ao todo, 4.320 estudantes iniciam a primeira disciplina do curso de pós-graduação em Docência na Educação Profissional Tecnológica de ambientação em EaD

Os estudantes do curso de pós-graduação lato sensu em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica já podem acessar o ambiente virtual de aprendizagem, Moodle, para iniciarem a primeira disciplina de ambientação em EaD, disponibilizada ontem (2). A oferta faz parte da ação Novos Caminhos fomentada pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC, em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e com o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Nesta primeira turma ingressam 4.320 estudantes, professores das redes públicas de ensino, das 27 unidades da federação.

O curso possui carga horária total de 460 horas e terá duração de 12 meses, sendo ofertado na modalidade a distância. Nesse período estão previstas algumas atividades avaliativas de forma presencial, respeitando os protocolos de biossegurança, nos mais de 100 polos de apoio indicados pelas redes públicas de ensino. A capacitação dos profissionais da educação da rede estadual tem o intuito de aprimorar a condução do processo de ensino-aprendizagem, associado à oferta da educação profissional, especialmente de cursos técnicos de nível médio.

Herval Alexandre Dias Hubner é professor de informática e está matriculado na pós-graduação que, segundo ele, pode proporcionar uma valorização dos cursos técnicos e dos professores das áreas técnicas, “Como profissional creio que faltava um direcionamento de como realmente trabalhar nesse tipo de curso. Espero que com essa pós-graduação possamos finalmente elevar a educação profissional de forma que realmente cause transformações não só econômicas, mas sociais também”, afirmou.

Na próxima quinta-feira (4), às 16 horas, será realizada uma aula inaugural, para receber os estudantes matriculados, com o objetivo de apresentar o curso e traçar um panorama sobre a Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Para participar, clique aqui.

Novos Caminhos

O curso está com oferta totalmente acessível para os estudantes matriculados por meio da disponibilização de materiais traduzidos para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). A ação Novos Caminhos objetiva ampliar o acesso à EPT de qualidade, favorecendo a utilização de novas tecnologias e a promoção de ações voltadas ao alinhamento da oferta com as demandas do setor produtivo.

Entre as estratégias para a articulação e o fortalecimento da ação Novos Caminhos, também está prevista a formação de professores e demais profissionais da EPT, buscando atender à diversidade das demandas formativas para esses profissionais.

Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações da SETEC

Foto: Reprodução Desafios da Educação

Fonte: MEC