ANDIFES, CONIF e CONSED debatem educação pública e regime de colaboração

Os desafios da educação pública na pandemia e o regime de colaboração do Art. 211 da Constituição Federal são temas de seminário conjunto nessa quinta-feira (1º). O evento é uma parceria entre a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

O seminário será virtual e receberá o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), Alexandre Ribeiro Pereira Lopes, para tratar sobre a situação e as expectativas das universidades federais, institutos federais e secretarias estaduais de educação em relação ao Enem 2020. Além disso, o diretor-geral da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Nelson Simões, vai falar sobre a conectividade nas aulas remotas.

O presidente da Andifes, reitor Edward Madureira (UFG), destaca que o seminário é um marco na relação entre a Andifes, o Conif e o Consed. “A legislação brasileira prevê a instituição de um regime de colaboração entre as diferentes etapas da educação. E estamos iniciando o que deve se tornar uma rotina desse regime de colaboração. Questões como a formação do ensino médio, o ingresso no ensino superior, Enem, Sisu e a formação de professores, por exemplo, são temas que serão tratados em novas reuniões que pretendemos realizar”, ressaltou Edward.

Conforme explica a presidente do Consed, Cecilia Motta (MS), há um esforço para que o processo de ensino e aprendizagem continue acontecendo. “Nossa preocupação tem sido trabalhar para estabelecer políticas de Estado e não apenas políticas de Governo. Nesse momento, nosso olhar está voltado para o planejamento do retorno das atividades presenciais em todo o País e na avaliação dos impactos deste período de atividades não presenciais”, explica Cecília.

Para o presidente do Conif, reitor Jadir José Pela (IFES), a reuniões das três instituições são fundamentais para a educação pública brasileira.  “Aceitamos essa proposta da Andifes com grande entusiasmo, porque temos as mesmas atividades-fim, que é o ensino, pesquisa e extensão e estamos também realizando o ensino emergencial remoto com a maioria dos nossos institutos, assim como as universidades federais, mantendo as atividades desde o início do isolamento. É uma pauta importante para irmos aprendendo uns com os outros”, finalizou Jadir.

Serviço:

Seminário ANDIFES, CONSED e CONIF “Os desafios da educação pública na pandemia e o regime de colaboração do Art. 211 da CF”
Data: 01/10/2020
Horário: Das 10h às 12h

Transmissão: https://youtu.be/cYykAL-W1e4