Anielle Franco e Sônia Guajajara tomam posse como Ministra da Igualdade Racial e Ministra dos Povos Indígenas, respectivamente

As Ministras Anielle Franco, da Igualdade Racial, e Sônia Guajajara, dos Povos Indígenas, tomaram posse hoje em Brasília. Durante o evento, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei nº 14.532, de 11/01/2023, que tipifica a injúria racial como crime de racismo, e afirmou que as novas ministras contribuirão para as ações do governo voltadas para inclusão, oportunidade e respeito aos cidadãos do país.

Anielle Franco é irmã da vereadora Marielle Franco, assassinada em 2018. Graduada em jornalismo, inglês e literatura, e mestra em relações étnicos-raciais, após a morte da irmã criou o Instituto Marielle Franco para ajudar mulheres negras e periféricas a lutarem por seus direitos, alem de defender temas antirracistas, feministas, pró-LGBTQIA+ e pró-direitos humanos.

Sônia Guajajara é indígena, nascida em Araribóia, no estado do Maranhão, e faz parte do povo Guajajara/Tentehar. Sônia é formada em Letras e Enfermagem, e é pós-graduada em Educação Especial. Ela é reconhecida internacionalmente por sua luta em defesa dos direitos dos povos indígenas, em foi escolhida pela revista Time como uma das 100 mulheres mais influentes do mundo. Sônia também foi eleita, em 2022, deputada federal pelo estado de São Paulo.

O CRUB deseja uma gestão de muito diálogo e representatividade para todos os ministros do novo governo.

 

Na imagem, a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, a ex-presidente Dilma Rousseff, a primeira-dama Janja, o presidente Lula e a  ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco - Foto: Ricardo Stuckert

Foto: Ricardo Stuckert/O Tempo