ANPEd e MEC encerram ciclo de seminários sobre ensino médio

Nesta terça-feira, 6 de junho, a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) promoverá o quinto e último encontro da série de Seminários ANPEd, com o tema “Ensino Médio: o que as pesquisas têm a dizer? Subsídios para a Consulta Pública”. O evento é realizado em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e visa fomentar o debate entre especialistas de universidades, institutos e escolas e dar visibilidade à pesquisa recente acerca da reforma do ensino médio como subsídio à consulta pública realizada pelo MEC sobre o tema. 

O seminário acontecerá de forma presencial, a partir das 14h, no Anfiteatro 10 do chamado Minhocão do campus Darcy Ribeiro, na Universidade de Brasília (UnB). Também será transmitido ao vivo pelo canal da ANPEd e retransmitido pelo canal do MEC no YouTube. 

O evento contará com a participação de Klever Corrente Silva, da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDEF); Luciano Rodrigues Duarte, do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Campus de Jardim; Miriam Fábia Alves, docente da Faculdade de Educação da Universidade de Goiás; e Wivian Weller, da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. A mediação do debate ficará por conta da vice-presidente da ANPEd Centro-Oeste, Fabiany de Cássia Tavares Silva (UFMS). 

Formato – cada seminário tem duração de até duas horas. O formato de trazer pesquisadores seniores, doutorandos ou recém-doutores com tese sobre ensino médio se repete em todos os seminários, tendo o MEC como observador. Ao todo, estão sendo realizados cinco seminários, entre os meses de maio e junho, um em cada região do País. O primeiro foi na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), em Vitória da Conquista (BA); o segundo na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba (PR); o terceiro na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em Manaus (AM); o quarto ocorreu na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).  

Consulta Pública – a Consulta Pública para Avaliação e Reestruturação da Política Nacional de Ensino Médio tem como objetivo consultar toda a sociedade e a comunidade educacional para a coleta de subsídios, que possibilitarão a tomada de decisões pelo MEC sobre os atos normativos que regulamentam o ensino médio. 

A programação inclui: coleta pública de contribuições, por meio da Plataforma Participa + Brasil; Ciclo de Webinários com Especialistas; Ciclo de Seminários “Diálogos sobre a educação básica – ensino médio”, com a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd); consulta on-line com estudantes, professores e gestores; oficinas de pesquisas regionais; pesquisa presencial representativa; revisão sistemática de produção científica sobre o tema; seminário presencial com estudantes; audiências públicas com Fórum Nacional de Educação (FNE), Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Conselho Nacional de Educação (CNE) e Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais e Distrital de Educação (Foncede), além de um ciclo de reuniões com 30 entidades do FNE.  A programação completa está disponível na página do MEC sobre a consulta pública.      

 

SERVIÇO 

  • 5º Seminário ANPEd  
  • Data: Terça-feira, 6 de junho      
  • Horário: 14h (horário de Brasília)     
  • Local:  Anfiteatro 10, do campus Darcy Ribeiro, na UnB  
  • Transmissão: Canal do MEC no YouTube 

 

Fonte: MEC