ARTIGO – Os desafios do desenvolvimento

Por Jorge Audy*

Em nenhum momento da história a educação e a inovação foram tão determinantes para o futuro de nosso país. A educação, por ser a base para construção de uma sociedade mais justa e equilibrada. E a inovação, porque foi pelos investimentos em ciência e tecnologia que os países que lideram a economia mundial atingiram essa posição. E o Brasil está perigosamente comprometendo nosso potencial de investimentos nessas duas áreas. Ao limitarmos os investimentos em Educação e em Ciência & Tecnologia, comprometemos não só o presente, mas as futuras gerações e o futuro do país como protagonista em um mundo de transformação. Estes são hoje nossos maiores desafios para o desenvolvimento e para o futuro do Brasil: a Educação e a Inovação.

Nesse sentido, não podemos aceitar que projetos, sejam do legislativo, sejam do executivo, em todos os níveis de governo, subtraiam nossas esperanças e nosso potencial. E é isso que acontece quando são aprovadas políticas e projetos que reduzem os investimentos nessas duas áreas. Evidente que o país vive momentos de enorme crise econômica e desequilíbrio total nas contas públicas. Mas, para superar este momento, parece que nossos governantes optaram por políticas de cortes de gastos indiscriminados, reduzindo investimentos em todas as áreas e em todos os segmentos.

Essa postura não nos ajudará a superar a crise, ao contrário, nos afundará mais ainda em uma espiral de depressão (das pessoas) e recessão (da economia). Entendemos que, como sempre, a sabedoria está no equilíbrio, nem cortar tudo, nem seguir gastando sem responsabilidade. Devemos, mais do que nunca investir, investir bem, investir no nosso futuro, com responsabilidade e audácia.

Ao mantermos e ampliarmos os investimentos nestas áreas, Educação e Inovação, mostraremos para a sociedade como vamos superar essa crise e como vamos nos (re) posicionar no cenário mundial das nações. É como sairmos do século 19, em termos sociais e econômicos, para o século 21, para a sociedade do conhecimento, em mundo conectado, interdependente e repleto de (novas) oportunidades. Educação e Inovação. Esse binômio é a luz ao fim do túnel, a esperança de construirmos um futuro melhor para nossa gente. Devemos parar de comprometer nosso futuro, reduzindo energia e investimentos em educação, em ciência e tecnologia e em inovação. Ou o legado de nossa geração ao futuro será regredirmos a uma sociedade pré-industrial, cada vez mais desequilibrada e desalinhada com os valores e princípios que regem a nova economia e a nova sociedade.

A Anprotec e grande parcela das nossas universidades, dos empresários e da sociedade civil, estão alertas e preocupadas com os rumos de nosso país e prontas a colaborar, se forem chamadas, a invertermos a tendência atual, forjando as bases para uma nova fase de crescimento social e econômico, para (muito) além dos conflitos políticos e econômicos que nos trouxeram para essa situação crítica em que vivemos. Sabemos o que nos trouxe até aqui, não serão estas mesmas pessoas e valores que nos auxiliarão a voltar a crescer. Por favor, ofereçam espaço para novas lideranças e novas visões de desenvolvimento: educação, inovação, criatividade, ciência e tecnologia, empreendedorismo. Por aí construiremos um futuro melhor juntos. Não percam essa oportunidade histórica de darem espaço ao novo, à nova sociedade e à nova economia, para uma nova sociedade que pede passagem. Seus filhos vão gradecer no futuro.

*Jorge Audy, é doutor e mestre em sistema de informação pela UFRS, especialista em gestão de artes e tecnologia multimídia pela IBM e PUC-Rio, presidente da Associação Nacional das Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e assessor de ciência, tecnologia e inovação da PUC-RS.

Fonte: Correio Braziliense

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010