UEPA lança o Auxílio Conectividade em apoio à comunidade discente

O Núcleo de Assistência Estudantil (NAE) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) lançou nesta segunda-feira (24) o Edital 31/2020, correspondente ao Auxílio Conectividade. O benefício é voltado para alunos que necessitam de apoio para participarem das aulas não-presenciais, por não ter acesso à internet ou ter pacotes de dados insuficientes. As inscrições estão abertas no período de 24 até 31 de agosto.

Faça sua inscrição aqui

Acesse o edital completo aqui

O Auxílio Conectividade surgiu da preocupação da gestão superior em dar respostas institucionais às incertezas que a pandemia trouxe para a Uepa. O objetivo é oferecer ajuda financeira àqueles discentes que estejam em situação econômica desfavorável à adesão ao ensino remoto ou híbrido e, consequentemente, ao desenvolvimento das atividades acadêmicas por falta de condições de acesso à internet.

“Penso que é mais um esforço da Uepa em cumprir esse papel social de assegurar condições aos jovens paraenses de conquistarem sua formação em nível superior, mesmo num momento tão difícil como o que vivemos. Portanto, é importante ressaltar que o Auxílio Conectividade é um edital direcionado a todos os alunos da Uepa, alunos da graduação e da pós-graduação, e também dos Programas Especiais, como o Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), Universidade Aberta do Brasil (UAB) e FormaPará. Só precisa estar matriculado no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) da Uepa e disposto a retomar o curso”, comentou o coordenador do  Núcleo de Assistência Estudantil (NAE), Afonso Delgado.

O discente selecionado para ser beneficiário do Auxílio Conectividade deverá manter-se regularmente matriculado e frequentando as aulas, além de manter bom rendimento acadêmico, pois bimestralmente terá que entregar a declaração de assiduidade às atividades acadêmicas do curso, além de que deverá atualizar os dados cadastrais sempre que for solicitado pelo NAE da Uepa.

“A minha opinião sobre o edital é que ele vem no momento certo, em que fica muito evidente a não democratização da internet, pois podemos visualizar que a maioria não tem acesso ao mundo online, ouvou restrição a quantidade de tempo e pouca velocidade. Dessa forma, não tem como você ficar baixando vídeos, frequentando uma sala por uma hora, enfim, o pacote de dados pode acabar e a pessoa não ter mais o acesso. Então, acredito que o edital auxílio conectividade veio num bom momento e, também, acredito que ele é um instrumento de consolidação da responsabilidade social da instituição”, comentou a discente do primeiro semestre de pedagogia da Uepa, Laíla Cardoso.

Os discentes que já possuem alguma forma de auxílio estudantil ou bolsa de estudos poderão participar do processo seletivo, pois nesse contexto os auxílios financeiros irão acumular. O resultado final do processo de seleção do edital do Auxílio Conectividade será publicado no site da Uepa no dia 10 de setembro.

Para pleitear um auxílio conectividade é necessário que o discente proponente, no ato da inscrição online, anexe os seguintes documentos ao formulário de inscrição salvo em formato PDF:

a) Registro Geral (RG) ou outro documento de identificação oficial e nacionalmente reconhecido;

b) CPF (caso não tenha o número no RG);

c) Comprovante de que está matriculado em curso de graduação ou pós-graduação da Uepa.

d) Certificado do Ensino Médio ou Histórico Escolar;

e) Declaração de compromisso com sua permanência e assiduidade nas atividades do curso (conforme especificado no edital)

f) Declaração de que não dispõe de internet banda larga em sua residência e nem de plano de internet móvel igual ou acima de 12 GB mensais (conforme especificado no edital)

g) Comprovante de residência (conforme especificado no edital)

Além dessas documentações citadas anteriormente, haverá um processo de comprovação de rendimentos financeiros que poderá ser feito a partir dos seguintes documentos:

1) Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) – página de identificação, a subsequente e a última página de contrato assinada pelo empregador de todas as pessoas de 16 anos ou mais que compõem o grupo familiar. Em caso de inexistir a CTPS, o candidato deverá apresentar comprovante de que o membro da família está providenciando junto ao órgão emissor (agendamento ou afim). Em caso de inexistência de CTPS e comprovante de agendamento ou afim, o candidato deve declarar seu compromisso de providenciar em caráter de urgência para apresentar quando a Uepa solicitar.

2) Comprovantes de Renda Familiar: contracheques, extratos bancários, cartão de recebimento de pensão, Bolsa-família, ou equivalentes, relativos ao último mês, de todas as pessoas que tenham renda e fazem parte do grupo familiar – pai, mãe (mesmo em caso de pais separados), padrasto, madrasta, irmãos, primos, tios, avós, que morem na mesma residência, cônjuge e do próprio candidato. Em caso de não poder apresentar comprovante de renda de pai ou de mãe pelo fato de serem separados o candidato deve anexar justificativa dessa impossibilidade juntamente com os outros documentos;

3) No caso de inexistência de comprovação de renda, anexar declaração de trabalho autônomo, informal ou eventual, citando o tipo de atividade que exerce, os rendimentos mensais e os bens móveis e imóveis que possui, ou declaração de inexistência de renda dos membros maiores de 18 anos (conforme especificado no edital 31/2020)

4) Em caso de comerciantes, apresentar declaração assinada e carimbada com o CNPJ da firma comercial onde conste o tipo de atividade e os rendimentos mensais ou declaração anual do Imposto de Renda, referente aos dois últimos exercícios;

5) Em caso de agricultor ou arrendatário rural, apresentar declaração com assinatura reconhecida em Cartório, onde conste rendimento mensal, descrição de bens, da forma de utilização da terra e da produção;

6) Em caso de domicílio em república estudantil, em casa de parentes ou outros afins, deve prevalecer o (s) comprovante(s) de renda da família de origem;

SERVIÇO

Edital 31/2020 – Auxílio Conectividade

Períodode inscrição: de 24 a 31 de agosto, pelo https://sistemas.uepa.br/bolsa_conectividade/inscricao/

Resultado Final: 10 de setembro

Para mais informações: naeuepa@gmail.com

Foto: reprodução do site da Agência Pará

Fonte: Agência Pará