Bahia foi palco do 59° Fórum de Reitores da ABRUEM

Reitores, vice-reitores, pró-reitores e assessores das universidades estaduais e municipais brasileiras participaram, entre os dias 19 e 21 de outubro, do 59º Fórum Nacional de Reitores da Associação Brasileira das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), que ocorreu em Ilhéus na Bahia. Com o tema “Universidade: trajetória, dilemas e desafios”, o fórum é uma realização conjunta das quatro universidades estaduais baianas: Universidades Estaduais de Santa Cruz (UESC), de Feira de Santana (UEFS), do Estado da Bahia (UNEB) e do Sudoeste da Bahia (UESB).

A cerimônia de abertura contou com a presença da presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE), professora Anatércia Ramos Lopes, e de representantes das prefeituras de Ilhéus e de Itabuna e do governo do estado. Em sua fala, na solenidade de abertura, a reitora da Uesc e vice-presidente da Abruem e do CRUB, Adélia Pinheiro, lembrou que a temática desse encontro do segundo semestre de 2016 é bastante atual e reforçou que todos os desdobramentos dados a ela dizem respeito à vivência das instituições de ensino superior na atualidade e também no futuro, já que são os desafios do hoje que projetarão as universidades do amanhã.

“O momento é oportuno para exercitarmos a capacidade crítica das universidades para que saíamos em defesa da educação básica e superior públicas”, sentenciou Adélia. “Durante os próximos dois dias, nesse Fórum, ao mesmo tempo que construíremos nosso posicionamento frente às dificuldades que se apresentam, reafirmaremos a esperança”, declarou a reitora.

O evento contou com as seguintes atividades: palestra sobre “Universidade no mundo: desafios para o futuro e governança”, proferida pela professora Elizabeth Balbachevscky, vice-diretora do Centro de Pesquisa em Políticas Públicas da USP; apresentações das avaliações das Câmaras Técnicas em suas respectivas áreas de atuação; conferência “Universidade: história, atualidade e gestão”; além da Reunião do Conselho Pleno da Associação.

Os reitores da ABRUEM em sua reunião ordinária realizada durante o Fórum aprovou por unanimidade, a presente manifestação pública: clique aqui para acessar o documento.

Fonte: Comunicação da UESC e ABRUEM

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010