Balanço do 2º Fórum de Reitores do CRUB

O Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB) realizou nos dias 10 e 11 de fevereiro, o 2º Fórum de Reitores do CRUB. O evento ocorreu na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, e foi pautado em dois dias de intenso debate sobre a Autonomia Universitária e a situação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE).

 

O Fórum reuniu reitores de todo o Brasil e contou com a participação das instituições de ensino do estado de São Paulo e das demais regiões, ademais de ter discutido a importância do papel do CRUB no contexto atual da Educação Superior brasileira.

Durante o fórum foi realizado um debate sobre as avaliações do ENADE) e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), como forma de buscar propostas para a melhoria tanto do ENADE, quanto do SINAES, que completará 10 anos em 2014. Nesse sentido, uma carta do CRUB será elaborada, como forma de dar corpo às demandas colocadas.

 

 

O II Fórum de Reitores foi realização do CRUB, com apoio da Universidade Presbiteriana Mackenzie, da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (ABRUC), da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM), da Associação Nacional das Universidades Particulares (ANUP) e da Associação Nacional dos Centros Universitários (ANACEU).

 

 

Segue as apresentações dos palestrantes do 2º Fórum de Reitores:

 

 

Reitor Gilberto Selber (UNIAN/SP) – Conselheiro do CRUB

 

 

Reitor Arlindo Cardarett Viana (UVA/RJ) – Conselheiro do CRUB

 

 

Pró-reitora de Ensino de Graduação Profa. Robinalva Ferreira (Unesc) – Presidente do ForGRAD

 

 

 

Texto: Fernando Pinto/Comunicação CRUBcomunicação.social@crub.org.br

 

 

 

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010