Unesco lança um guia para capacitar estudantes para sociedades justas

O guia, voltado a professores da educação secundária, é um esforço colaborativo entre a Educação para a Cidadania Global (ECG) da UNESCO e a iniciativa Educação para a Justiça (E4J) do UNODC, que oferece acesso a atividades, aulas e unidades que visam a fortalecer o Estado de direito e a promover uma cultura de legalidade.

A educação para a cidadania global pode ajudar a fomentar a confiança dos jovens nas instituições públicas e capacitá-los a se tornarem defensores da paz e da justiça. Isso apoia o estabelecimento de uma comunidade global onde a integridade, a ética, a não discriminação e o respeito pelo Estado de direito são pilares sociais fundamentais e promovem os objetivos da Carta das Nações Unidas, de manter a paz e a segurança internacionais.

Os professores desempenham um papel fundamental nesse apoio, ao estimular as gerações atuais e futuras ao longo de seu desenvolvimento para que possuam uma consciência aguçada, uma bússola moral robusta e habilidades sólidas de pensamento crítico que podem ser transpostas de maneira construtiva para suas vidas diárias.

O download do guia pode ser feito em no site da Unesco.