Bolsas Especiais: prazo prorrogado

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) prorrogou o prazo da chamada de bolsas especiais devido à pandemia da Covid-19, dando mais prazo para a obtenção de documentos indispensável para inscrição. O novo prazo de submissão para as propostas vai até 04 de janeiro de 2021. A submissão das propostas ocorrerá em cronograma único e abrangerá as bolsas a serem implementadas entre junho e dezembro de 2021.

O objetivo da Chamada é apoiar projetos de pesquisa que visem contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do País, por meio da concessão de bolsas no País e no Exterior em todas as áreas do conhecimento.

A Chamada contempla bolsas no país – Pesquisador Visitante (PV), Pós-Doutorado Junior (PDJ), Pós-Doutorado Sênior (PDS), Doutorado-Sanduíche no País (SWP), Pós-Doutorado Empresarial (PDI) e Doutorado-Sanduíche Empresarial (SWI) – e no exterior – Estágio Sênior (ESN), Pós-Doutorado no Exterior (PDE), Doutorado Sanduíche no Exterior (SWE) e Doutorado Pleno no Exterior (GDE). A modalidade GDE é concedida em caráter excepcional para cursos que não tenham equivalente no País.

Tradicionalmente ofertadas por meio de calendários quadrimestrais, passam, agora, a serem concedidas a partir de chamadas públicas.

Veja aqui a Chamada com a alteração do cronograma.

O CNPq elaborou um FAQ, documento com perguntas e respostas para melhor orientar os interessados. Veja aqui.

Foto: CNPq

Fonte: CNPq