Bolsista do Ciência sem Fronteiras cria revista científica

Sionek criou e é diretor executivo da revista cientifica Polyteck, publicação destinada a divulgar conteúdos sobre ciência e tecnologia no Brasil. Segundo ele, o objetivo da iniciativa é “contribuir para a melhoria da educação superior no Brasil e estimular a criatividade dos universitários para produzirem mais e não apenas absorver os avanços científicos e tecnológicos de outros países”. André Sionek é o idealizador do projeto, juntamente com Fábio Rahal e Raisa Requi.

 

A idéia surgiu quando André fazia intercâmbio no Programa Ciência sem Fronteiras, e percebeu que os alunos norte americanos estavam mais familiarizados com tecnologia e ciência e, por isso, eram mais estimulados aos estudos.

 

Para o graduando, o tempo que atuou no Ciência Sem Fronteiras foi essencial para “transformar” sua vida. O incentivo a Interdisciplinaridade foi de extrema importância para seu aprimoramento pessoal: “As aulas de empreendedorismo que assisti na “Penn” foram as melhores de toda a minha vida acadêmica”. Para o ex-bolsista, estudar em outro país traz o amadurecimento que a vida acadêmica exige: “Os melhores alunos e professores não ficam presos às ementas obrigatórias dos seus cursos. Hoje a tecnologia e ciência não funcionam mais em departamentos”, afirma.

 

Hoje, a revista atende as universidades de Curitiba, mas a intenção é alcançar os campus de todo o Brasil. Por se tratar de uma start up, ainda existe muitos percalços a serem transpostos, entre eles o financeiro. Entretanto, com as lições aprendidas no Ciência sem Fronteiras e muita persistência, o caminho para os jovens empreendedores está aberto.

 

Fonte: Comunicação Social do CNPq