Documento firma retomada da mobilidade acadêmica entre os dois países. Iniciativa faz parte da política do governo brasileiro, que prevê a reinserção do Brasil no cenário e debate internacionais
Nesta quarta-feira, 13 de março, durante a CRES+5 — reunião de acompanhamento da III Conferência Regional de Educação Superior (CRES) —, Brasil e Cuba firmaram um novo acordo de cooperação no âmbito da educação superior, que prevê a retomada da mobilidade acadêmica para estudantes dos dois países. Estiveram presentes na reunião e assinaram o documento o Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana; o Ministro do Ensino Superior cubano, Walter Baluja García; e a presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes), Denise Pires de Carvalho.
A assinatura pertence à política do governo brasileiro, que estimula a reinserção do Brasil no cenário internacional, principalmente no quesito educação. “Há toda uma estratégia para colocar o País de volta no debate mundial e assumir esse protagonismo. É preciso recolocar o Brasil no cenário internacional e no tema da educação”, pontuou o Ministro Camilo Santana.
Ele afirmou, ainda, que espera uma aproximação maior com Cuba e que a parceria trará ganhos para ambos os países. “Desejo a reaproximação com Cuba, um país que, historicamente, teve relações fortes com o Brasil. Sairemos ganhando com o reforço da cooperação entre os países”, completou.
Já o Ministro cubano, ao endossar o discurso de Camilo, ressaltou que as semelhanças históricas e culturais entre Brasil e Cuba auxiliam nas contribuições entre as nações. “Nossas preocupações são similares em matéria de energia renovável, de soberania das universidades, de cultura e de outros temas. Então, esses são aspectos que estamos seguros de que poderemos colaborar com as instituições e com os acadêmicos brasileiros e de outros países”, observou Walter García.
CRES+5 – A CRES+5 é a reunião de acompanhamento da III CRES, que ocorreu em Córdoba, na Argentina, em 2018. O evento é organizado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu) e da Capes, em parceria com o Instituto Internacional da UNESCO para a Educação Superior na América Latina e no Caribe (UNESCO-IESALC) e com o Espaço Latino-Americano e Caribenho de Educação Superior (Enlaces).
Programação – A Conferência está sendo realizada no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), no Setor de Clubes Sul, em Brasília (DF). As atividades do evento acontecem entre 13 e 15 de março e estão divididas em simpósios dos eixos temáticos, mesas-redondas, conferências, fórum e plenária. Veja toda a programação.
Assessoria de Comunicação Social do MEC
Fonte: MEC