Brasil participa de encontros bilaterais no G-20

Encontros bilaterais com representantes da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), da Índia, Indonésia, Austrália, Banco Mundial e África do Sul fizeram parte da agenda de compromissos oficiais da comitiva do Ministério da Educação, durante o G-20. O encontro ocorreu na última semana, em Bali, na Indonésia, e reuniu os ministros da Educação do G20 – grupo que reúne principais países e potências do mundo.

No encontro promovido entre o ministro Victor Godoy e o ministro da Educação da Índia, Shri Dharmendra Pradhan, foram tratadas questões importantes como o fortalecimento da cooperação entre os dois países na área do desenvolvimento de pesquisas de bioenergia, mineração, medicina e tecnologia. Além da atualização dos currículos e as estratégias adotadas para a recuperação das aprendizagens dos estudantes neste momento pós-pandemia.

Em outra ocasião, o ministro da Educação do Brasil participou de reunião bilateral com representantes da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, em que se destacaram tópicos como educação básica, primeira infância, educação profissional e tecnológica. Atualmente, o Brasil passa por um rigoroso processo de acessão à Organização, para se tornar país-membro e ampliar sua integração na economia mundial.

A rodada seguinte de reuniões bilaterais aconteceu com a Indonésia, país anfitrião do evento, em que se desenvolveram tópicos como a formação de professores para melhorar a qualidade do ensino. Já com representantes do Emirados Árabes, a recuperação das aprendizagens e o acordo de cooperação para atualização curricular e a tecnologia na educação dominaram a pauta.

No encontro com a Austrália, o Brasil tratou sobre cooperação na área de educação profissional e tecnológica, regulação e ensino híbrido. Com o Banco Mundial, a recuperação das aprendizagens, mais uma vez, se tornou o tema central da pauta. Porém, também foram debatidos a implantação de escolas sustentáveis e o projeto socioemocional para escolas. A última reunião bilateral do Ministério da Educação ocorreu com representantes da África do Sul e teve como foco cooperação técnica para intercâmbio entre professores e estudantes e ensino da língua portuguesa.

 

Fonte: MEC