Brasil publicou quase 157 mil artigos em 2023

Foi a décima maior produção científica por país no ano, 75% dela com acesso aberto; CAPES negocia dois acordos transformativos

O Brasil publicou 156.800 artigos em 2023, 75% dos quais em acesso aberto. A quantidade colocou o país na décima posição entre os países com maior produção científica no ano. Os dados são do catálogo internacional OpenAlex e foram apresentados pela CAPES nesta sexta-feira, 22 de março, durante mesa redonda sobre Ciência Aberta no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).

A discussão se centrou na necessidade de uma maior divulgação científica no País e na importância de o Brasil se preparar para ficar bem colocado no movimento mundial do acesso aberto. Andréa Vieira, coordenadora-geral do Portal de Periódicos, representou a Fundação, e falou sobre as negociações de acordos transformativos com a American Chemical Society (ACS) e a Springer.

“O acordo transformativo é necessário, agora, para que consigamos fazer a transição”, observou Andréa. Por ele, os pesquisadores brasileiros poderão publicar seus artigos nos periódicos da ACS em formato open acess (acesso aberto) e sem qualquer custo após a devida aprovação de revisão por pares, de forma ilimitada. Com a Springer, já haverá certos limites. As parcerias serão concretizadas em breve, para atenuar o maior desafio para os cientistas do País: a taxa de publicação.

Para além dos acordos, a CAPES promoveu o workshop Equidade Global na Publicação em Acesso Aberto, em outubro de 2023. O encontro foi internacional e contou com os seguintes parceiros: OA2020coAlition SUnescoScience Europe, US Office of Science and Technology, International Science Council (ISC),  Consórcio ColumbiaCanadian Research Knowledge Network (CRKN), California Digital Library (CDL) e Iowa State University, entre outros.

Em dezembro do ano passado, a Fundação criou o Programa de Apoio à Disseminação de Informação Científica e Tecnológica (Padict), para assegurar continuidade do acesso à informação científica e tecnológica nacional e internacional no País pelo Portal de Periódicos. Nele foi instituído um grupo de trabalho que irá propor novo objeto, o financiamento de publicação de artigos em acesso aberto, inserindo acordos de publicação nesse formato no âmbito das contratações do Portal de Periódicos.

É possível acessar um resumo com todas as ações em um hotsite dentro do Portal de Periódicos da CAPES.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES.

Fonte: CAPES